INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS

Autores

  • Rhubens Ewald Moura Ribeiro rhubens7@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Andréa Paula Segatto aps@ufpr.br
    Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Taiane Ritta Coelho taianercoelho@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

10.14211/regepe.v2i2.61

Palavras-chave:

Base da pirâmide, Inovação social, Empreendedorismo, Pequenas empresas.

Resumo

O mundo pede por novos modelos de negócios que colaborem com o desenvolvimento local das comunidades. Existe um mercado potencial localizado na base da pirâmide, a qual é composta pelos menos favorecidos economicamente. A concepção de modelos de negócios para servir aos mais pobres pode ser desenvolvida em conjunto com estratégias que trabalhem a inovação de uma maneira social. Este trabalho analisa teoricamente a inter-relação entre inovação social e estratégias de negócios para a base da pirâmide, identificando as oportunidades emergentes para empreendedores e pequenas empresas. Constata-se uma inter-relação entre os temas que provoca externalidades positivas para a sociedade e potencial de mercado para empreendedores e pequenas empresas, que ao olharem para a base da pirâmide podem identificar negócios sociais, contribuir para a transformação da sociedade de maneira positiva e encontrar ao mesmo tempo novas oportunidades de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhubens Ewald Moura Ribeiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Administração pelo PPGADM/UFPR - Ênfase em Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade.

Andréa Paula Segatto, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora do PPGADM-UFPR

Taiane Ritta Coelho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em Administração pelo PPGADM/UFPR - Ênfase em Administração de Tecnologia, Qualidade e Competitividade.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 3987     PDF downloads: 1878

Como Citar

Ribeiro, R. E. M., Segatto, A. P., & Coelho, T. R. (2013). INOVAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: MERCADO POTENCIAL PARA EMPREENDEDORES E PEQUENOS NEGÓCIOS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(2), 55–72. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.61

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.