Competências Empreendedoras em Franquias: Estudo de Multicasos em Sergipe
DOI:
10.14211/regepe.v2i2.59Palavras-chave:
Competências empreendedoras, franchisingResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as competências empreendedoras de dirigentes de unidades franqueadas a partir do modelo adaptado de Man e Lau (2000). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva e a estratégia adotada foi o estudo de casos múltiplos, através de entrevistas semi-estruturadas com três empreendedores. Os resultados deste estudo indicam que algumas diferenças e semelhanças foram verificadas, mas todos apresentaram elementos que caracterizaram a existência das competências de relacionamento, competências conceituais, competências de organização, competências estratégicas, competências de comprometimento e competências de apoio. Em relação às competências de oportunidade, apesar da maioria dos elementos em análise terem sido identificados, nem sempre eles são praticados diretamente pelos empreendedores em questão, em razão do modelo de negócios de franchising.
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