Competências Empreendedoras em Franquias: Estudo de Multicasos em Sergipe

Autores

  • Maísle Alves Moraes de Souza maisleufs@gmail.com
  • Rivanda Meira Teixeira rivandateixeira@gmail.com

DOI:

10.14211/regepe.v2i2.59

Palavras-chave:

Competências empreendedoras, franchising

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as competências empreendedoras de dirigentes de unidades franqueadas a partir do modelo adaptado de Man e Lau (2000). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva e a estratégia adotada foi o estudo de casos múltiplos, através de entrevistas semi-estruturadas com três empreendedores. Os resultados deste estudo indicam que algumas diferenças e semelhanças foram verificadas, mas todos apresentaram elementos que caracterizaram a existência das competências de relacionamento, competências conceituais, competências de organização, competências estratégicas, competências de comprometimento e competências de apoio. Em relação às competências de oportunidade, apesar da maioria dos elementos em análise terem sido identificados, nem sempre eles são praticados diretamente pelos empreendedores em questão, em razão do modelo de negócios de franchising.

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Publicado

09-12-2013

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Como Citar

Souza, M. A. M. de, & Teixeira, R. M. (2013). Competências Empreendedoras em Franquias: Estudo de Multicasos em Sergipe. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(2), 3–31. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i2.59

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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