Lições de um Empreendimento: O Caso de uma Indústria de Alimentos
DOI:
10.14211/regepe.v6i2.478Palavras-chave:
Empreendedorismo, Gestão, Planejamento, Ambiente CompetitivoResumo
Este caso para ensino tem por objetivo relatar uma situação do ambiente organizacional e tratá-lo para fins educacionais, de modo a contribuir em processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apresenta-se uma narrativa sobre a história dos irmãos Walter e a trajetória empreendedora até à concepção da Walter Indústria e Comércio de Alimentos, mediante análise dos desafios e dificuldades encontradas por empreendedores no planejamento de um novo negócio e para sua consolidação no ambiente competitivo. O ramo de atuação da indústria foi o de laticínio e o principal produto comercializado era o queijo, com destaque para o queijo fatiado em razão do valor agregado, e em menor volume o leite em pacotes. A indústria instalou-se no município de Seara-SC, onde manteve suas atividades entre os anos de 2005 a 2010. Nesse período, a empresa teve grande participação de mercado, atendendo redes de supermercados e de alimentação em todo o Brasil. O relato traz a percepção de dois dos sócios sobre a experiência na gestão do empreendimento, desde sua ascensão até o declínio e posterior decreto de falência.
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