O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
DOI:
10.14211/regepe.v1i2.43Palavras-chave:
empreendedorismo, incubadoras tecnológicas, alinhamento estratégico.Resumo
Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.
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