O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas

Autores

  • Gustavo Abib gustavo.abib@gmail.com
    PPGADM/UFPR
  • Paulo Hayashi Junior paulo.hayashi@hotmail.com
    UNICAMP
  • Márcia May Gomel marciamay@gmail.com
    PPGADM/UFPR
  • Marcos Wagner Fonseca marcos.w.fonseca@gmail.com
    PPGADM/UFPR

DOI:

10.14211/regepe.v1i2.43

Palavras-chave:

empreendedorismo, incubadoras tecnológicas, alinhamento estratégico.

Resumo

Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Abib, PPGADM/UFPR

Paulo Hayashi Junior, UNICAMP

Márcia May Gomel, PPGADM/UFPR

Marcos Wagner Fonseca, PPGADM/UFPR

Downloads

Publicado

08-01-2013

Métricas


Visualizações do artigo: 2934     PDF downloads: 1446

Como Citar

Abib, G., Hayashi Junior, P., Gomel, M. M., & Fonseca, M. W. (2013). O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 1(2), 33–59. https://doi.org/10.14211/regepe.v1i2.43

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.