APRENDIZAGEM BASEADA EM PRÁTICA: ENTRE REMÉDIOS E RECEITAS EM PEQUENA FARMÁCIA

Autores

  • Danieli Gugel de Oliveira dani.digo2010@hotmail.com
    Universidade de Passo Fundo
  • Anelise Rebelato Mozzato anerebe@terra.com.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Daniela Siqueira Colet danicolet@hotmail.com
    Universidade de Passo Fundo

DOI:

10.14211/regepe.v5i3.388

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Níveis de aprendizagem, Perspectiva sociológica.

Resumo

Este artigo versa sobre a temática da aprendizagem organizacional (AO), visando melhor compreensão sob a perspectiva sociológica. Apresenta-se como objetivo: compreender o processo de aprendizagem (individual, grupal, organizacional e interorganizacional) dos trabalhadores de uma farmácia, sob a perspectiva da AO baseada em prática (perspectiva sociológica). Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso e com abordagem qualitativa dos dados em uma farmácia de pequeno porte, localizada no norte do Rio Grande do Sul. O estudo permitiu identificar que nessa farmácia, a aprendizagem acontece nos quatro níveis do continuum da aprendizagem, no fluxo das atividades relacionais cotidianas, de acordo com os preceitos dos estudos da AO, baseada na perspectiva prática. As conclusões revelam que o estudo de caso traz contribuições importantes em razão de exemplificar claramente o processo da AO e também da aprendizagem interorganizacional (AIO), na perspectiva baseada em prática.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Gugel de Oliveira, Universidade de Passo Fundo

MBA em Gestão de Pessoas. Graduada em Administração. Acadêmica do curso de Psicologia na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Anelise Rebelato Mozzato, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Administração, Mestre em Educação, Especialista em Gestão Empresarial e Graduada em Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – CEPEAC / FEAC, na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Daniela Siqueira Colet, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) Universidade de Passo Fundo (UPF). MBA em Gestão de Pessoas. Graduada em Administração. Bolsista PROSUP/CAPES.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Métricas


Visualizações do artigo: 2610     PDF downloads: 1243

Como Citar

de Oliveira, D. G., Mozzato, A. R., & Colet, D. S. (2016). APRENDIZAGEM BASEADA EM PRÁTICA: ENTRE REMÉDIOS E RECEITAS EM PEQUENA FARMÁCIA. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 90–115. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.388

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.