USO DO CONCEITO OPORTUNIDADE EM LIVROS NACIONAIS DE EMPREENDEDORISMO À LUZ DA LITERATURA CIENTÍFICA DA ÁREA
DOI:
10.14211/regepe.v5i2.386Palavras-chave:
oportunidade, empreendedorismo, conceito, teoriasResumo
O estudo teve como objetivo verificar o uso do conceito de oportunidade em livros de autores brasileiros voltados à disseminação do empreendedorismo, à luz da literatura científica da área. O estudo se justifica, inicialmente, em função da importância de obras dessa natureza na formação da cultura empreendedora nacional, tanto no ambiente acadêmico universitário quanto no ambiente social geral. Adicionalmente, a realização da pesquisa se justifica com base em estudos científicos recentes com foco no construto oportunidade empreendedora, os quais apontam para a necessidade de investigações do conceito em diferentes contextos culturais e idiomas. A investigação é de natureza qualitativa e exploratória-descritiva. Os dados bibliográficos-textuais foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e temática. Com base nos resultados, observou-se alinhamento entre o uso do conceito nos livros de autores brasileiros e as teorias mais recentes da área, com exceção dos pressupostos a respeito dos efeitos das oportunidades de negócios.
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