APRENDIZAGEM E DECISÃO ESTRATÉGICA REALIZADAS POR EQUIPES DE DIREÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Tatiane Silva Tavares Maia tstavares@gmail.com
    UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Edmilson Lima edmilsonolima@gmail.com
    Universidade Nove de Julho - UNINOVE: * Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - mestrado e doutorado em Administração. * Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Esporte.

DOI:

10.14211/regepe.v5i3.383

Resumo

Este artigo tem por objetivo gerar conhecimentos sobre como e por que ocorre a aprendizagem em apoio ao processo de decisão estratégica em equipes de direção de pequenas empresas (PE). Para tanto, o processo foi estudado detalhadamente em quatro PEs. A abordagem metodológica é descritiva, baseada em métodos qualitativos e no estudo multicaso. Os dados foram coletados principalmente com entrevistas em profundidade e gradativamente analisados com procedimentos de análise intra e intercaso, conforme as recomendações de Miles e Huberman (1994). Os resultados mostraram que o comportamento dos codirigentes no processo de decisão estratégica combina mais com a aprendizagem do que com procedimentos de análise de projeções numéricas ou de cenários futuros, por exemplo. A descrição sobre como os processos de decisão estratégica ocorreram nas PEs é bem diferente dos modelos identificados na literatura. Uma característica de destaque é que se mostraram bem simples, mais baseados em diálogos ocorridos nas equipes de direção, até mesmo informais, do que em análises racionais muito elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-06-2016

Métricas


Visualizações do artigo: 2546     PDF downloads: 1115

Como Citar

Maia, T. S. T., & Lima, E. (2016). APRENDIZAGEM E DECISÃO ESTRATÉGICA REALIZADAS POR EQUIPES DE DIREÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 59–89. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.383

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)