APRENDIZAGEM E DECISÃO ESTRATÉGICA REALIZADAS POR EQUIPES DE DIREÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS
DOI:
10.14211/regepe.v5i3.383Resumo
Este artigo tem por objetivo gerar conhecimentos sobre como e por que ocorre a aprendizagem em apoio ao processo de decisão estratégica em equipes de direção de pequenas empresas (PE). Para tanto, o processo foi estudado detalhadamente em quatro PEs. A abordagem metodológica é descritiva, baseada em métodos qualitativos e no estudo multicaso. Os dados foram coletados principalmente com entrevistas em profundidade e gradativamente analisados com procedimentos de análise intra e intercaso, conforme as recomendações de Miles e Huberman (1994). Os resultados mostraram que o comportamento dos codirigentes no processo de decisão estratégica combina mais com a aprendizagem do que com procedimentos de análise de projeções numéricas ou de cenários futuros, por exemplo. A descrição sobre como os processos de decisão estratégica ocorreram nas PEs é bem diferente dos modelos identificados na literatura. Uma característica de destaque é que se mostraram bem simples, mais baseados em diálogos ocorridos nas equipes de direção, até mesmo informais, do que em análises racionais muito elaboradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 2546 PDF downloads: 1115
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.