COGNIÇÃO E AFETIVIDADE NAS TRAJETÓRIAS EMPREENDEDORAS DAS MULHERES DA CIDADE DO NATAL – RN
DOI:
10.14211/regepe.v5i2.342Palavras-chave:
Empreendedorismo feminino, Aspectos cognitivos, Aspectos afetivos.Resumo
Este estudo tem como objetivo geral compreender a influência dos aspectos cognitivos e afetivos nas trajetórias de mulheres empreendedoras na cidade do Natal – Rio Grande do Norte. Norteia-se pelo framework proposto por Nassif, Ghobril e Silva (2010), que considera a dinamicidade do processo empreendedor ao contemplar fatores como características pessoais, sociológicas e ambientais e as diferentes fases pelas quais passa uma organização. Julgou-se oportuno a realização de um estudo qualitativo e para viabilizar a consecução dos objetivos, utilizou-se o método da história oral temática. A pesquisa foi desenvolvida com dez mulheres empreendedoras da cidade do Natal - RN, que estão à frente de empreendimentos de três anos e meio a 30 anos de existência. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, que foi transcrita e analisada utilizando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os aspectos afetivos têm significativa e constante relevância nas ações das empreendedoras em todas as fases de seus empreendimentos e que os aspectos cognitivos se tornam mais influentes à medida que os empreendimentos crescem e se desenvolvem no decorrer da trajetória empreendedora.
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