Antecedentes do uso de mídias sociais e seus efeitos na resiliência e inovação de startups

Autores

  • Mikaéli da Silva Giordani mikagiordani@hotmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-4871-7858
  • Daiani Schlup daianischlup@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil
  • Ilse Maria Beuren ilse.beuren@gmail.com
    Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0003-4007-6408

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2375

Palavras-chave:

Mídias sociais, Resiliência organizacional, Inovação

Resumo

Objetivo do estudo: Examinar quais fatores antecedentes favoreceram o uso de mídias sociais e que, substanciados na resiliência organizacional, suscitaram inovações em startups em tempos de pandemia. Metodologia/abordagem: Uma survey foi realizada em startups localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, listadas na StartupBase, e obteve retorno de 119 questionários respondidos pelos gestores. Para análise das hipóteses, utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Principais resultados: O ambiente, mensurado pela pressão externa, e a organização, mensurada pelas dimensões de prontidão interna e benefícios estratégicos, figuram como antecedentes do uso de mídias sociais. O uso das mídias sociais tem efeito direto e positivo na resiliência organizacional e, mediado pela resiliência organizacional, tem efeito positivo na inovação. Contribuições teóricas/metodológicas: Amplia-se a literatura ao analisar antecedentes e consequências do uso de mídias sociais, particularmente relacionado à capacidade de resiliência organizacional e promoção da inovação. Relevância/originalidade: Evidências empíricas indicam que as mídias sociais podem auxiliar no desenvolvimento da resiliência nas startups e, consequentemente, promover a inovação em tempos de pandemia. Contribuições sociais/para a gestão: O enfoque nas mídias sociais revelou que estas podem gerar benefícios em períodos de restrições, já que o uso das mídias sociais substanciadas na resiliência organizacional possibilita a interação e criação de valor.

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Biografia do Autor

Mikaéli da Silva Giordani, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

é doutoranda em Ciências Contábeis e Administração no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui mestrado pela FURB e graduação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Possui interesse em pesquisas na área financeira e de qualidade da informação contábil.

Daiani Schlup, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestrado em ciências contábeis pela FURB e Graduação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora substituta no departamento de ciências contábeis da UDESC. Suas áreas de interesse incluem Contabilidade Gerencial, Controladoria, Gestão de Riscos Corporativos e Contabilidade Comportamental.

Ilse Maria Beuren, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Ciências Contábeis pela Univates. É professora titular na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui interesse em pesquisas sobre os temas: sistemas de controle gerencial, contabilidade gerencial, controladoria e controles de gestão.

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Publicado

27-03-2023

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Como Citar

Giordani, M. da S., Schlup, D., & Beuren, I. M. (2023). Antecedentes do uso de mídias sociais e seus efeitos na resiliência e inovação de startups. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2375. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2375

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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