Um grande passo para uma pequena empresa: Como a Fumajet pode escalar sua inovação globalmente?

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2342

Palavras-chave:

Oportunidade Internacional, Modo de entrada estrangeira, Mercado Emergente, Estratégia Internacional, Empreendedorismo Internacional

Resumo

Objetivo: Trata-se de um caso de ensino, projetado para cursos de pós-graduação e graduação em disciplinas de negócios internacionais, marketing internacional ou empreendedorismo internacional. Descreve o processo de identificação e exploração de oportunidade internacional por uma pequena empresa empreendedora – Fumajet – e os dilemas de decisão de seus fundadores em relação à estratégia de internacionalização, e modo de entrada. Dilema ou problema: Diante de diversas alternativas potenciais para estruturar suas atividades internacionais, os empreendedores precisam analisar e selecionar uma estratégia de modo de entrada internacional para apresentar ao recém-criado Conselho de Administração após recente entrada de recursos financeiros. Relevância/originalidade: Baseado em uma situação real, este estudo de caso utiliza dados coletados de fontes primárias e secundárias ao longo de um período de dois anos. Provê assim aos estudantes uma situação real, relevante e usual para tomada de decisão. Ao final deste estudo de caso, os alunos devem ser capazes de aplicar esses aprendizados a cenários do mundo real. Os desafios únicos retratados tornam este estudo de caso particularmente envolvente e estimulante para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aldrich, H., & Auster, E. R. (1986). Even dwarfs started small: Liabilities of age and size and their strategic implications. Research in Organizational Behavior, 8, 65–186.

Aulakh, P. S., Jiang, M. S., & Pan, Y. (2010). International technology licensing: Monopoly rents, transaction costs and exclusive rights. Journal of International Business Studies, 41(4), 587–605. https://doi.org/10.1057/jibs.2009.19

Brouthers, L. E., & McNicol, J. P. (2009). International franchising and licensing. Kotabe, M.; Helsen, K. (Eds), The Sage Handbook of International Marketing. London: Sage Publications, Thousand Oaks, CA, 183–197. https://doi.org/10.4135/9780857021007.n9

Bruneel, J., & De Cock, R. (2016). Entry mode research and SMEs: A review and future research agenda. Journal of Small Business Management, 54, 135–167. https://doi.org/10.1111/jsbm.12291

Duchêne, A., Sen, D., & Serfes, K. (2015). Patent licensing and entry deterrence: The role of low royalties. Economica, 82, 1324–1348. https://doi.org/10.1111/ecca.12141

Fosfuri, A. (2006). The licensing dilemma: understanding the determinants of the rate of technology licensing. Strategic Management Journal, 27(12), 1141–1158. https://doi.org/10.1002/smj.562

Ghemawatt, P. (2007). Managing differences: The central challenge of global strategy. Harvard Business Review, 85(3), 58–68, 140.

Kahiya, E. T. (2017). Export barriers as liabilities: near perfect substitutes. European Business Review, 29(1), 61–102. https://doi.org/10.1108/EBR-12-2015-0160

Johanson, J., & Vahlne, J.-E. (2009). The Uppsala internationalization process model revisited: From liability of foreignness to liability of outsidership. Journal of International Business Studies, 40(9), 1411–1431. https://doi.org/10.1057/jibs.2009.24

Johanson, J., & Vahlne, J.-E. (1977). The Internationalization Process of the Firm—A Model of Knowledge Development and Increasing Foreign Market Commitments. Journal of International Business Studies, 8(1), 23–32. https://doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490676

Laufs, K., & Schwens, C. (2014). Foreign market entry mode choice of small and medium-sized enterprises: A systematic review and future research agenda. International Business Review, 23(6), 1109–1126. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2014.03.006

Levitt, T., (1983). The Globalization o fMarkets, Harvard Business Review, 61(3), pp. 92-102.

Madhok, A., & Keyhani, M. (2012). Acquisitions as entrepreneurship: asymmetries, opportunities, and the internationalization of multinationals from emerging economies. Global Strategy Journal, 2(1), pp. 26–40. https://doi.org/10.1002/gsj.1023

Maximize Market Research. (n.d.). Pesticides Market: Global Industry Analysis Outlook and Forecast (2022-2029). Retrieved April 25, 2023, from https://www.maximizemarketresearch.com/market-report/global-pesticides-market/110794/

Mittelstaedt, J. D., Harben, G. N., & Ward, W. A. (2003). How small is too small? Firm size as a barrier to exporting from the United States. Journal of Small Business Management, 41(1), 68–84. https://doi.org/10.1111/1540-627X.00067

Peng, M. W. (2022). Global strategy (5th ed.). Cengage.

Persistence Market Research. (n.d.). Market Study on Pesticides: Popularity of Bio-pesticides to Rise Rapidly Over Coming Years. Retrieved April 25, 2023, from https://www.persistencemarketresearch.com/market-research/pesticides-market.asp

Sestu, M. C., Majocchi, A., & D’Angelo, A. (2018). Entry Mode Strategies: Are SMEs Any Different? In N. Dominguez & U. Mayrhofer (Eds.), Key Success Factors of SME Internationalisation: A Cross-Country Perspective. 34, pp. 63–80. Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S1876-066X20180000034004

Tharp., B. M. (2012). Product Licensing 101: So Let’s Talk Money - Core77. Retrieved October 18, 2020, from https://www.core77.com/posts/23366/Product-Licensing-101-So-Lets-Talk-Money

Transparency Market Research. (n.d.). Pesticides Market - Global Industry Analysis, Size, Share, Growth, Trends, and Forecast (2017 - 2025) - Report Preview. Retrieved April 25, 2023, from https://www.transparencymarketresearch.com/global-pesticides-market.html

Publicado

04-06-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 354     Case study (pdf) (English) downloads: 119 Teaching notes (pdf) (English) downloads: 40 xml (English) downloads: 0 Audio (English) downloads: 9 Video (English) downloads: 8

Como Citar

Pacheco, H. F., Rocha, A. da, Mello, R. C. de, & Kogut, C. S. (2024). Um grande passo para uma pequena empresa: Como a Fumajet pode escalar sua inovação globalmente?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 13(2), e2342. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2342

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.