Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora

Autores

DOI:

10.14211/ibjesb.e2333

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Interação comunitária. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Multidisciplinaridade.

Resumo

Objetivo: nosso objetivo é apresentar uma abordagem de aprendizagem para que os estudantes trabalhem em um projeto prático. A iniciativa pode ser aplicada em diferentes contextos. Esta experiência relata o fomento à educação empreendedora embutida na sustentabilidade econômica, com base nas melhores práticas locais (municípios mais bem classificados) que encontramos e analisamos para resolver problemas complexos no ambiente empreendedor. Design/Metodologia/Abordagem: nossa abordagem é colaborar com os formuladores de políticas em nível municipal por meio de uma abordagem de projeto baseada em pesquisa chamada de Projetos Integrados Verticalmente (VIP). Em nosso VIP, os estudantes trabalham com professores em um esforço de longo prazo para identificar desafios e oportunidades, trabalhando com a comunidade para analisar problemas, desenvolver soluções (com diferentes técnicas e abordagens), e monitorar sua implementação. Resultados: novas abordagens de aprendizagem podem envolver os estudantes em problemas do mundo real, agregando valor à sua formação e devolvendo à sociedade o investimento que foi feito na universidade pública brasileira. Originalidade: esta iniciativa está em sintonia com as 4ª e 11ª metas de desenvolvimento sustentável (ODS) adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Implicações práticas: este estudo visa estimular a educação empreendedora utilizando abordagens multidisciplinares e alternativas de aprendizagem. Implicações sociais: esta abordagem pode proporcionar impacto relacionado dos ODS às comunidades locais, ligando o ensino baseado em pesquisa com o alcance da comunidade.

Classificação JEL: L26, M10, H75, I23

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Morini, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Relações Internacionais (UnB), Mestrado em Integração Latino-Americana (UFSM) e doutorado em Engenharia de Produção (Unimep). Dedicação de 24 anos à docência na área de Administração em instituições de ensino superior. Participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão em 19 universidades estrangeiras. Coordena projeto de internacionalização no ensino (Vertically Integrated Project (VIP), com a Georgia Tech e outras 42 universidades estrangeiras). Representante brasileiro no VIP Consortium para inovação interdisciplinar no ensino de graduação (http://vip-consortium.org/). Áreas de atuação: comércio internacional, empreendedorismo e negócios digitais.

Anibal Tavares Azevedo, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na produção de modelos matemáticos e de simulação para Engenharia de Produção e Planejamento e Programação da Operação do Sistema Elétrico com ênfase em Programação Linear, Não-Linear e Inteira Mista, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle da produção da manufatura e da geração e transmissão de energia elétrica, desenvolvimento de modelos matemáticos e de simulação para logística e operação portuária, localização de facilidades como hospitais, centrais telefônicas e armazéns de soja com emprego dos seguintes métodos: algoritmos genéticos, Beam Search, Simulated Annealing, Simulação de sistemas e representação por regras.

Edmundo Inácio Júnior, Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Limeira, SP, Brasil

possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Administração - Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, comportamento empreendedor, desenvolvimento de indicadores de ciência, tecnologia e inovação e sua avaliação.

Edward J. Coyle, Georgia Institute of Technology (GeorgiaTech), Atlanta, GA, Estados Unidos

é o John B. Peatman Distinguished Professor de Engenharia Elétrica e de Computação no Georgia Institute of Technology e um Eminente Scholar da Georgia Research Alliance. Ele é o fundador e diretor do Programa de Projetos Integrados Verticalmente (VIP), que integra pesquisa e educação incorporando equipes de graduação em larga escala e longo prazo nos esforços de pesquisa do corpo docente e de seus alunos de pós-graduação. Ele também é o Diretor do Consórcio VIP, um conjunto de 35 (e em crescimento) universidades que possuem Programas VIP e trabalham juntas para aprimorá-lo, avaliá-lo e divulgá-lo. O Dr. Coyle foi co-recipiente do Prêmio Bernard M. Gordon de 2005 da Academia Nacional de Engenharia dos EUA para Inovação em Educação em Engenharia e Tecnologia. Em 1998, o Dr. Coyle foi eleito membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) por suas contribuições à teoria do processamento de sinais não lineares. Ele recebeu vários outros prêmios, incluindo o Prêmio Chester F. Carlson de 1997 da American Society for Engineering Education e o Paper Award de 1986 da IEEE Signal Processing Society. Seus interesses de pesquisa atuais incluem reforma sistêmica do ensino superior, processamento de sinais e informações e redes sem fio e de sensores.

Referências

Abreu, S., Caldeira, A., Costa, A. R., Gomes, T., & Roque, L. A. C. (2017). Interdisciplinarity to Integrate Knowledge in Engineering. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, 2(3), 788–795. https://doi.org/10.25046/aj020399 DOI: https://doi.org/10.25046/aj020399

Annan-Diab, F., & Molinari, C. (2017). Interdisciplinarity: Practical approach to advancing education for sustainability and for the Sustainable Development Goals. The International Journal of Management Education, 15(2), 73–83. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.006

Azevedo, A. T, & Morini, C., Inacio Junior, E. (2022). Vertically Integrated Projects: a methodology for the collective construction of knowledge applied at Unicamp, Amazon, Columbia, SC, USA. ISBN: 979-83-51922-45-4.

Behzadian, M., Kazemzadeh, R. B., Albadvi, A., & Aghdasi, M. (2010). PROMETHEE: A comprehensive literature review on methodologies and applications. European Journal of Operational Research, 200(1), 198-215. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.01.021 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.01.021

Brans, J. P., Vincke, P., & Mareschal, B. (1986). How to select and how to rank projects: The Promethee method. European Journal of Operational Research, 24(2), 228-238. https://doi.org/10.1016/0377-2217(86)90044-5 DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(86)90044-5

Chapman, G. R., Cully, A., Kosiol, J., Macht, S. A., Chapman, R. L., Fitzgerald, J. A., & Gertsen, F. (2020). The wicked problem of measuring real-world research impact: Using sustainable development goals (SDGs) and targets in academia. Journal of Management & Organization, 26(6), 1030–1047. https://doi.org/DOI: 10.1017/jmo.2020.16 DOI: https://doi.org/10.1017/jmo.2020.16

Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. Random House. ISBN: 978-14-00062-75-1

Filho, W. L., Amaro, N., Avila, L. V., Brandli, L., Damke, L. I., Vasconcelos, C. R. P., Hernandez-Diaz, P. M., Frankenberger, F., Fritzen, B., Velazquez, L., & Salvia, A. (2021). Mapping sustainability initiatives in higher education institutions in Latin America. Journal of Cleaner Production, 315, 128093. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093

Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. and Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis. 7th Edition, Pearson, New York. ISBN: 978-0138132-63-7.

Higgins, A., Klein, S. (2011). Introduction to the Living Lab approach. In Y.-H. Tan, N. BjørnAndersen, S. Klein & B. Rukanova (Eds.), Accelerating Global Supply Chains with IT-Innovation. ITAIDE Tools and Methods (pp. 31-36). Berlin: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-642-15669-4_2 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-15669-4_2

Jain, A. K., Murty, M. N., & Flynn, P. J. (1999). Data clustering. ACM Computing Surveys, 31(3), 264–323. https://doi.org/10.1145/331499.331504 DOI: https://doi.org/10.1145/331499.331504

Kegan, R., & Lahey, L. L. (2009). Immunity to Change. How to overcome it and unlock the potential in yourself and your organization, Harvard Business Press. ISBN: 978-1422117-36-1.

Klofsten, M., Jones-evans, D., & Pereira, L. (2020). Teaching science and technology PhD students in entrepreneurship – potential learning opportunities and outcomes. The Journal of Technology Transfer, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s10961-020-09784-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-020-09784-8

Lozano, R. (2006). Incorporation and institutionalization of SD into universities: breaking through barriers to change. Journal of Cleaner Production, 14(9–11), 787–796. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2005.12.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2005.12.010

Marutho, D., Hendra Handaka, S., Wijaya, E., & Muljono. (2018). The Determination of Cluster Number at k-Mean Using Elbow Method and Purity Evaluation on Headline News. 2018 International Seminar on Application for Technology of Information and Communication, 533–538. https://doi.org/10.1109/ISEMANTIC.2018.8549751 DOI: https://doi.org/10.1109/ISEMANTIC.2018.8549751

Molderez, I., & Fonseca, E. (2018). The efficacy of real-world experiences and service learning for fostering competences for sustainable development in higher education. Journal of Cleaner Production, 172, 4397-4410. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062

Musterd, S. and Kovács, Z. (2013). Policies and Place-making for Competitive Cities. In Place-making and Policies for Competitive Cities (eds S. Musterd and Z. Kovács) https://doi.org/10.1002/9781118554579.ch1 DOI: https://doi.org/10.1002/9781118554579

OECD/European Union/EC-JRC (2008), Handbook on Constructing Composite Indicators: Methodology and User Guide, OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/9789264043466-en DOI: https://doi.org/10.1787/9789264043466-en

SEBRAE/MG. (2018). Índice Sebrae de desenvolvimento econômico local – ISDEL: notas metodológicas 2018. Retrieved from https://www.isdel-sebrae.com/

Sonnenberg-Klein, J., Rosales-Salas, J., Aristizábal-Pinzón, A. A., Muriel, A. F. O., Ruiz, P. S., Azevedo, A. T., . . . Morini, C. (2022, 13-16 March 2022). Vertically Integrated Project Programs in South America – Profiles of Multidisciplinary Team-Based Project-Based Programs at 4 Institutions. Paper presented at the 2022 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE). https:doi.org/10.1109/EDUNINE53672.2022.9782334 DOI: https://doi.org/10.1109/EDUNINE53672.2022.9782334

Strachan, S. M., Marshall, S., Murray, P., Coyle, E. J., & Sonnenberg-Klein, J. (2019a). Using Vertically Integrated Projects to embed research-based education for sustainable development in undergraduate curricula. International Journal of Sustainability in Higher Education, 20(8), 1313–1328. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2018-0198 DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2018-0198

Unger, M., Marsan, G. A., Meissner, D., Polt, W., & Cervantes, M. (2020). New challenges for universities in the knowledge triangle. Journal of Technology Transfer, 45(3), 806–819. https://doi.org/10.1007/s10961-018-9699-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-018-9699-8

TMF Group (2021). Global Business 2021: Bringing clarity to the complexities of doing business across borders. Retrieved from https://www.tmf-group.com/en/news-insights/publications/2021/global-business-complexity-index/

World Bank (2021). Designing a Theory of Change for a Community of Practice. Communities Reinvented. Collaboration for Development. Retrieved from https://collaboration.worldbank.org/content/sites/collaboration-for-development/en/groups/communities4Dev/blogs.entry.html/2021/03/22/designing_the_theoryofchangeofacommunityofp-f9pp.html

World Bank Group. (2015). Competitive Cities for Jobs and Growth: What, Who, and How. Retrieved from https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/23227

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 1139     PDF (English) downloads: 120 Viewer (xml, epub, html) (English) downloads: 0 Mobile (English) downloads: 0

Como Citar

Morini, C., Azevedo, A. T., Inácio Júnior, E., & Coyle, E. J. (2023). Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(1), e2333. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2333

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)