Analisando um ecossistema de educação empreendedora a partir da experiência de uma instituição pública brasileira

Autores

DOI:

10.14211/regepe.e2018

Palavras-chave:

Ecossistema de Educação Empreendedora. Hélice Tríplice. Ranking de Universidades Empreendedoras. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Resumo

Objetivo:  Este artigo tem o objetivo de analisar o ecossistema de educação empreendedora de uma instituição pública de ensino e pesquisa brasileira. Método:  Foi realizado um estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), perfazendo-se três fases: um survey em 2017, uma etapa de observação participante em 2018 e outro survey em 2019. Resultados: A análise das dimensões políticas, estrutura, recursos, atores e cultura indica a configuração dos principais elementos do ecossistema de educação empreendedora e seus possíveis reflexos na instituição analisada. Os resultados mostram ser necessária a institucionalização de processos educacionais que contemplem empreendedorismo nos componentes curriculares, extracurriculares e de pesquisa, bem como a disponibilização de recursos e estruturas. Tais aspectos podem contribuir para a articulação dos atores e a formação de uma cultura empreendedora. Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo contribui ao avançar na compreensão dos ecossistemas de educação empreendedora, propondo a triangulação de métodos para a aplicação do framework de análise. Além disso, contribui-se ao analisar uma instituição de ensino e pesquisa singular, relevante pela complexidade do seu desenho institucional e pela orientação à formação tecnológica. Originalidade/relevância: Este artigo 1) identifica possíveis caminhos analíticos e sugestões de intervenção, fundamentados nas interações da Hélice Tríplice, para desenvolver ecossistemas de educação empreendedora, fazendo avançar essa literatura e 2) aborda como unidade de análise a própria instituição de ensino e pesquisa (e não o território), demonstrando uma alternativa ao tradicionalmente realizado nos estudos sobre ecossistemas empreendedores. Contribuições para a gestão: Foram identificadas sugestões para a tomada de decisão sobre as políticas institucionais e para promover maior participação em ações do território, as quais podem ser colocadas em prática para favorecer os ecossistemas de educação empreendedora de outras instituições.

CLASSIFICAÇÃO JEL: O3, I2

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Biografia do Autor

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Ph.D. in Management from Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Professor at the Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGA/CEFET-MG). Coordinator of the Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE/CEFET-MG).

Silvana Alves da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Nascente Business Incubator (Nascente/CEFET-MG)

Ph.D. in Management from Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Administrator at the Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Researcher at the Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE/CEFET-MG).

Cacilda Maria de Almeida, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Minas Gerais (SEBRAE-MG)

M.Sc. in Management from Faculdade de Ciências Empresariais, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FACE/FUMEC), Analyst at the Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Minas Gerais (CER/SEBRAE-MG).

Lucas Gabriel Ribeiro Martins, Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior)

BA in Management from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Consultant at the Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

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Publicado

01-09-2021

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Como Citar

Lopes, D. P. T., Silva, S. A. da, Almeida, C. M. de, & Martins, L. G. R. (2021). Analisando um ecossistema de educação empreendedora a partir da experiência de uma instituição pública brasileira. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(3), e2018. https://doi.org/10.14211/regepe.e2018

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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