Quero exportar, mas para onde? Uma proposta de método para seleção de mercados internacionais
DOI:
10.14211/regepe.e1945Palavras-chave:
Seleção de mercados internacionais, Segmentação de mercados internacionais, Internacionalização de empresas.Resumo
Objetivo do estudo: desenvolver um método para a seleção de mercados internacionais, de modo a responder: como selecionar o mercado externo mais adequado às necessidades da empresa? Metodologia/abordagem: trata-se de um artigo tecnológico cuja intervenção foi estabelecer um mercado alvo na África que apresentasse o maior potencial de atratividade e acessibilidade. Foi aplicado o método de ranking, precedido por uma linha de corte (por clusterização) de países sem os requisitos mínimos e por intermédio da ferramenta matriz de decisão se estabeleceu o mercado mais atrativo e acessível. Principais resultados: a seleção de mercado iniciou pela definição do continente africano e 49 países foram clusterizados excluindo-se os sem atratividade, resultando em: África do Sul, Angola, Argélia, Egito e Marrocos. Posteriormente, aplicou-se o ranqueamento e Angola foi o mercado-alvo selecionado para exportação. Contribuições teóricas/metodológicas: contribui-se metodologicamente utilizando-se um blend de métodos, o de clusterização e o de ranqueamento, que permite selecionar o mercado-alvo segundo critérios objetivos. Relevância/originalidade: diante dos modelos de seleção de mercados internacionais existentes esta proposta de método se posiciona como uma melhoria, por trazer dois diferenciais, a clusterização como linha de corte, e a matriz de decisão como ferramenta para o ranqueamento de países. Contribuições gerenciais: a contribuição empresarial é dispor de um método simples e acessível, que contemple as especificidades de atratividade e acessibilidade para um produto em específico, de modo que a seleção de mercados internacionais seja pautada em critérios objetivos e não meramente intuitivos, aumentando assim a assertividade na escolha do mercado-alvo.
CLASSIFICAÇÃO JEL: M16
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