As cores do empreendedorismo no Brasil: Efeitos da etnia sobre a renda, sob uma perspectiva comportamental

Autores

  • Carolina Mato da Rosa carolldarosa95@gmail.com
    Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo, RS, Brasil
  • Silvio Luís de Vasconcellos silviolvasconcellos@gmail.com
    Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo, RS, Brasil e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil
    https://orcid.org/0000-0002-9986-679X
  • Christian Daniel Falaster christianfalaster@gmail.com
    Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil
    https://orcid.org/0000-0001-9502-4475

DOI:

10.14211/regepe.e1933

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Afroempreendedorismo, Teoria effectuation, Empreendedorismo por necessidade.

Resumo

Objetivo: Analisar se as lógicas comportamentais de tomada de decisão podem atenuar os efeitos do preconceito de etnia na renda do empreendedor. Método: a partir da temática do empreendedorismo por necessidade e da teoria effectuation, foi elaborada uma survey com 107 empreendedores no Brasil, levando em conta diferentes aspectos socioeconômicos capazes de atenuar ou de acentuar tais efeitos. Utilizou-se a análise de correlação e a regressão linear para examinar os dados coletados, sendo os socioeconômicos considerados como variáveis de controle. Originalidade/Relevância: O estudo contempla as lógicas predominantes do comportamento empreendedor e o empreendedorismo por necessidade na discussão sobre os efeitos do preconceito étnico na renda de quem empreende. Resultados: Os resultados corroboram as pesquisas desenvolvidas pelo Global Entrepreneurship Monitor, indicativas de que a condição étnica possui efeitos nefastos no ganho pessoal do empreendedor, devido ao preconceito, porém indicam haver mitigação parcial de tais efeitos a depender das lógicas comportamentais adotadas pelo empreendedor. Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo aponta como a interação entre a etnia e o comportamento empreendedor pode provocar também resultados positivos nos ganhos de quem empreende, apesar de os efeitos do preconceito não serem totalmente mitigados, mesmo que haja esforço no planejamento ou na utilização do conhecimento, de habilidades e da rede de relacionamentos do empreendedor. Contribuições sociais/para a gestão: As características comportamentais na tomada de decisão (causation ou effectuation) podem amenizar os efeitos do preconceito étnico sobre a renda obtida pelo empreendedor. Apesar de não serem estatisticamente significantes, tais características têm potencial, portanto, de oferecer subsídios para se estabelecer políticas públicas afirmativas de inserção e de educação empreendedora.

CLASSIFICAÇÃO JEL: L26, C12, C83, D91, M14

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Biografia do Autor

Carolina Mato da Rosa, Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo, RS, Brasil

é pós-graduada em administração pela UNIASSELVI e graduada em administração pela Faculdade IENH.

Silvio Luís de Vasconcellos, Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Novo Hamburgo, RS, Brasil e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil

é professor titular na linha de estratégia e inovação internacional no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Possui doutorado, mestrado e graduação pela UNISINOS e doutorado sanduíche na Florida International University (FIU). É editor científico da Revista BASE. Suas áreas de interesse incluem empreendedorismo, criatividade organizacional, dependência de trajetória, negócios internacionais e inovação. Seus artigos vêm sendo publicados em revistas como International Business Review (IBR), European Journal of International Management (EJIM), International Journal of Wine Research (IJWR) e Brazilian Business Review (BBR).

Christian Daniel Falaster, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

é professor assistente na linha de estratégia no Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui doutorado e mestrado pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e graduação em Comunicação Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau na FURB. É editor associado do Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM). Atua na área de negócios internacionais como linha de pesquisa principal, dentro das áreas de estratégia internacional e inovação. Seus artigos vêm sendo publicados no Journal of International Business Studies (JIBS), Journal of World Business (JWB) e na Revista Brasileira de Marketing (REMARK).

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Publicado

31-12-2021

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Como Citar

Rosa, C. M. da, Vasconcellos, S. L. de, & Falaster, C. D. (2021). As cores do empreendedorismo no Brasil: Efeitos da etnia sobre a renda, sob uma perspectiva comportamental. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 11(1), e1933. https://doi.org/10.14211/regepe.e1933

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

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