Processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis

Autores

  • Joyce Aparecida Ramos dos Santos joysantosap@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR
    https://orcid.org/0000-0001-9462-3927
  • Rivanda Meira Teixeira rivandateixeira@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

DOI:

10.14211/regepe.e1913

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Processo empreendedor, Empreendedorismo sustentável, Processo empreendedor sustentável ambiental.

Resumo

Objetivo: Analisar as fases que envolvem o processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis. Método: Abordagem qualitativa, com propósito exploratório e descritivo. A estratégia empregada foi o estudo de multicasos, realizado com cinco microempresas do estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observados sob a análise documental. Originalidade/Relevância: Evidenciada a escassez de estudos que investigam como o processo empreendedor sustentável ambiental ocorre, este estudo pode ser visto como um esforço inicial para auxiliar o preenchimento dessa lacuna. Resultados: As evidências demonstraram o processo empreendedor sustentável ambiental como um fenômeno multifacetado, que admite diferentes configurações, a depender do perfil do indivíduo por ele responsável, das motivações para a criação do negócio, da proposta central da empresa e do contexto de desenvolvimento. Contribuições teóricas/metodológicas: Proposição de uma estrutura específica ao campo do empreendedorismo sustentável ambiental, que possibilita a recursividade entre as fases e/ou a não abrangência de alguma delas na criação de um empreendimento de tal natureza. Contribuições sociais: O modelo proposto pode nortear empreendedores entrantes na criação de empresas ambientalmente sustentáveis.

CLASSIFICAÇÃO JEL: L26, Q01,  Q56

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Aparecida Ramos dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

Joyce dos Santos é estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Possui Mestrado em Administração pela instituição supracitada e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo Sustentável, Sustentabilidade, Inovação Sustentável e Finanças
Sustentáveis. Suas pesquisas vem sendo publicadas em revistas como Teoria e Prática em Administração, Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental e Revista Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis.

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Rivanda Meira Teixeira é professora sênior aposentada do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR. Possui Doutorado em Administração pela Cranfield University (1996) e Mestrado em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979). Pós-Doutorado em Gestão Turismo na  Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2000-2002). Pós-Doutorado em Empreendedorismo na HEC Canadá (2006-2007). Pós Doutorado na FGV-SP- (2014-2015). Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo Sustentável; Empreendedorismo e Inovação, Aprendizagem Empreendedora, Redes Sociais Empreendedoras; Empreendedorismo em Turismo e Gestão de Pequenos Negócios Turísticos; Metodologia de Pesquisa em Administração.Seus artigos vem sendo publicados em revistas como International Journal of Hospitality Management; Journal of Small  Business and Enterprise Development, Teoria e Prática em Administração, Revista de Administração (USP); Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Cadernos Ebape.Br, Revista de Micro e Pequena Empresa, Revista Eletrônica de Ciência Administrativa.

Referências

Ali, H.; & Birley, S. (1999). Integrating deductive and inductive approaches in a study of new ventures and customer perceived risk". Qualitative Market Research: An International Journal, 2(2), 103-110. https://doi.org/10.1108/13522759910270016

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, 70, 223.

Belz, F. M., & Binder, J. K. (2017). Sustainable entrepreneurship: A convergent process model. Business Strategy and the Environment, 26(1), 1-17. https://doi.org/10.100 2/bse.1887

Borges, C., Filion, L. J., & Simard, G. (2008). Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 9(8), 39-63. https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000800004

Boszczowski, A. K., & Teixeira, R. M. (2012). O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão, 12(29), 141-168. https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p109

Corner, P. D., & Ho, M. (2010). How opportunities develop in social entrepreneurship. Entrepreneurship theory and practice, 34(4), 635-659. https://doi/abs/10.1111/j.1540-6520.2010.00382.x

Choi, D. Y., & Gray, E. R. (2008). The venture development processes of “sustainable” entrepreneurs. Management Research News, 31(8), 558-569. https://doi.org/10.1108/01409170810892127

Choongo, P., Van Burg, E., Paas, L. J., & Masurel, E. (2016). Factors influencing the identification of sustainable opportunities by SMEs: Empirical evidence from Zambia. Sustainability, 8(1), 81. https://doi.org/10.3390/su8010081

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.

Crnogaj, K., Rebernik, M., Bradac Hojnik, B. & Omerzel Gomezelj, D. (2014). Building a model of researching the sustainable entrepreneurship in the tourism sector. Kybernetes, 43(3/4), 377-393. https://doi-org.ez22.periodicos.capes.gov.br/10.1108/K-07-2013-0155

De Bruin, A. (2016). Towards a framework for understanding transitional green entrepreneurship. Small Enterprise Research, 23(1), 10-21. https://doi.org/10.1080/13215906.2016.1188715

Demirel, P., Li, Q. C., Rentocchini, F., & Tamvada, J. P. (2019). Born to be green: new insights into the economics and management of green entrepreneurship. Small Business Economics, 52(4), 759-771. https://doi.org/10.1007/s11187-017-9933-z

Dickel, P. (2018). Exploring the role of entrepreneurial orientation in clean technology ventures. International Journal of Entrepreneurial Venturing, 10(1), 56-82. https://10.1504/IJEV.2018.10008384

Domańska, A., Żukowska, B., & Zajkowski, R. (2018). Green Entrepreneurship as a Connector among Social, Environmental and Economic Pillars of Sustainable Development. Why Some Countries are More Agile? Problemy Ekorozwoju, 13(2), 67-76.

Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of management review, 14(4), 532-550. https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385

Gast, J., Gundolf, K., & Cesinger, B. (2017). Doing business in a green way: A systematic review of the ecological sustainability entrepreneurship literature and future research directions. Journal of Cleaner Production, 147, 44-56. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.01.065

Glaser, B. G., & Strauss (1967): The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. London: Wiedenfeld and Nicholson, 81, 86.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35(3), 20-29. https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Haldar, S. (2019). Green entrepreneurship in the renewable energy sector–a case study of Gujarat. Journal of Science and Technology Policy Management. https://doi.org/10.1108/JSTPM-12-2017-0070

Hanohov, R., & Baldacchino, L. (2018). Opportunity recognition in sustainable entrepreneurship: an exploratory study. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research. https://doi.org/10.1108/IJEBR-12-2015-0275

Keskin, D., Diehl, J. C., & Molenaar, N. (2013). Innovation process of new ventures driven by sustainability. Journal of cleaner production, 45, 50-60. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.05.012

Matzembacher, D. E., Raudsaar, M., de Barcellos, M. D., & Mets, T. (2019). Sustainable Entrepreneurial Process: From Idea Generation to Impact Measurement. Sustainability, 11(21), 5892. https://doi.org/10.3390/su11215892

Muñoz, P., & Cohen, B. (2018). Sustainable entrepreneurship research: Taking stock and looking ahead. Business Strategy and the Environment, 27(3), 300-322. https://doi.org/10.1002/bse.2000

Patzelt, H., & Shepherd, D. A. (2011). Recognizing opportunities for sustainable development. Entrepreneurship Theory and Practice, 35(4), 631-652. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2010.00386.x

Schaltegger, S., Beckmann, M., & Hockerts, K. (2018). Sustainable entrepreneurship: creating environmental solutions in light of planetary boundaries. International Journal of Entrepreneurial Venturing, 10(1), 1-16. https://doi.org/10.1504/IJEV.2018.090990

Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of management review, 25(1), 217-226. https://doi.org/ 10.2307/259271

Thornhill, A., Saunders, M., & Lewis, P. (2009). Research methods for business students. Prentice Hall: London.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Publicado

01-05-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 697     PDF downloads: 75 PDF (English) downloads: 47

Como Citar

Santos, J. A. R. dos, & Teixeira, R. M. (2021). Processo de criação de empresas ambientalmente sustentáveis. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 10(2), e1913. https://doi.org/10.14211/regepe.e1913

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.