Competências Empreendedoras na Indústria Criativa: Meios e necessidades de Aprendizagem de Músicos
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1791Palavras-chave:
Competências Empreendedoras, Indústria Criativa, Processo de Aprendizagem, Indústria da MúsicaResumo
Objetivo: compreender como músicos aprendem e quais são as suas necessidades de aprendizagem de competências empreendedoras.
Metodologia/abordagem: a pesquisa é qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 31 músicos independentes brasileiros. Os dados foram analisados via codificação aberta, com apoio do software NVIVO.
Principais resultados: com relação ao aprendizado, os resultados indicam que a maioria dos músicos aprende melhor por meio da prática, busca informações e conteúdos no Youtube e tem dificuldades de concentração ao aprender. Quanto às necessidades de aprendizagem de competências empreendedoras, destacam-se as competências de gestão, especialmente gestão do tempo e organização.
Contribuições teóricas/metodológicas: o artigo contribui com estudos sobre empreendedorismo na indústria criativa, com foco no campo da educação empreendedora no setor das artes, considerando a Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) como lente teórica. Traz evidências sobre como a aprendizagem experiencial ocorre nesse contexto.
Relevância/originalidade: este artigo traz evidências sobre o processo de aprendizagem de profissionais criativos (músicos) e revela as suas principais necessidades de desenvolvimento de competências empreendedoras. A pesquisa fornece informações relevantes para a elaboração de futuras propostas de capacitação desses profissionais.
Downloads
Referências
Abatecola, G., & Uli, V. (2016). Entrepreneurial competences, liability of newness and infant survival: Evidence from the service industry. Journal of Management Development, 35(9), 1082-1097.
Albinsson, S. (2018). Musicians as entrepreneurs or entrepreneurs as musicians? Creativity and Innovation Management, 27(3), 348-357.
Arnold, E., & Pulich, M. (2004). Improving Productivity Through More Effective Time Management. The Health Care Manager, 23(1), 65-70.
Beeching, A. M. (2016). Who is audience? Arts and Humanities in Higher Education, 15(3-4), 395-400.
Bennett, D. (2016). Developing employability in higher education music. Arts and Humanities in Higher Education, 15(3-4), 386-395.
BIS – Business Innovation and Skills Department. (2015). Entrepreneurship skills: literature and policy review. BIS Research Paper, (236), 1-50.
Bujor, A., & Avasilcai, S. (2016). The Creative Entrepreneur: a framework of analysis. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 221, 21-28.
Chang, W., J., & Wyszomirski, M. (2015). What is arts entrepreneurship? Tracking the development of its definition in scholarly journals. Artivate: A Journal of Entrepreneurship in the Arts, 4(2), 11-31.
Chaston, I., & Sadler-Smith, E. (2012). Entrepreneurial Cognition, Entrepreneurial Orientation and Firm Capability in the Creative Industries. British Journal of Management, 23(3), 415-432.
Chen, M., Chang, Y., & Lee, C. (2015). Creative entrepreneurs' guanxi networks and success: Information and resource. Journal of Business Research, 68(4), 900-905.
DCMS – Department for Culture, Media and Sport (2001). Creative industries mapping document. Recuperado de https://www.gov.uk/government/publications/creative-industries-mapping-documents-2001
DINO. Divulgador de notícias. [2019]. Recuperado de https://www.terra.com.br/noticias/dino/com-mercado-fonografico-brasileiro-em-constante-expansao-rapper-desponta-no-cenario-internacional,7f5075f34d46f04ed0dbdb14d87008cfl90pluwu.html
Flach, L., & Antonello, C. S. (2011). Cultural organizations and practice-based learning. Cadernos EBAPE.BR, 9(1), 155-1765.
Gangi, J. J. (2017). Towards consensus: suggested foundational building blocks for arts entrepreneurship research and pedagogy. Artivate: A Journal of Entrepreneurship in the Arts, 6(1), 46-62.
Hamidon, Z. (2018). The Learner’s Engagement in the Learning Process Designed Based on the Experiential Learning Theory in Post Graduate Program at Open University Malaysia. Proceedings of the 2nd International Conference on
Education and E-Learning - ICEEL 2018.
Inyang, B. J., & Enuoh, R. O. (2009). Entrepreneurial Competencies: The Missing Links to Successful Entrepreneurship in Nigeria. International Business Research, 2 (2), 62-71.
Jorge, C. F. B., & Sutton, M. J. D. (2017). Funification 2.0: Knowledge mobilization model for corporate and educational game-based learning. World Journal of Science Technology and Sustainable Development, 14(2-3), 84-110.
Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Englewood Cliffs, N. J., USA: Prentice-Hall.
Kolb, A. Y., & Kolb, D. A. (2005). Learning Styles and Learning Spaces: Enhancing Experiential Learning in Higher Education. Academy of Management Learning & Education, 4(2), 193-212.
Le Boterf, G. (2003). Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. Porto Alegre:
Bookman/Artmed.
Macan, T. H., Shahani, C., Dipboye, R. L., & Phillips, A. P. (1990). College students’ time management: Correlations with academic performance and stress. Journal of Educational Psychology, 82(4), 760-768.
Man, T. W. Y., Lau, T., & Chan, K. F. (2008). Home-grown and abroad-bred entrepreneurs in china: a study of the influences of external context on entrepreneurial competencies. Journal of Enterprising Culture, 16(2), 113-132.
Man, T. W. Y., Lau, T., & Chan, K. F. (2002). The competitiveness of small and medium enterprises A conceptualization with focus on entrepreneurial competencies. Journal of Business Venturing, 17, 123-142.
Man, T. W. Y., Lau, T., & Chan, K. F. (2005). The context of entrepreneurship in Hong Kong An investigation through the patterns of entrepreneurial competencies in contrasting industrial environments. Journal of Small Business and Enterprise Development, 12(4), 464-481.
Matetskaya, M. (2015). Education programmes for entrepreneurs in the creative industries in St. Petersburg. Entrepreneurship and Sustainability Issues, 3(1), 66-73.
McFarland, K. (2017). Entrepreneurship Education and Experiential E-Learning: A Literature Review. Developments in Business Simulation and Experiential Learning: Proceedings of the Annual ABSEL Conference, 44(1), 267-273.
Mitchelmore, S., & Rowley, J. (2010). Entrepreneurial competencies: a literature review and development agenda. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, 16(2), 92-111.
Morris, T. H. (2019). Experiential learning: a systematic review and revision of Kolb’s model. Interactive Learning Environments, 1-14.
Patten, T. (2016). Creative?... Entrepreneur? Understanding the creative industries entrepreneur. A Journal of Entrepreneurship in the Arts, 5(2), 23-42.
Pimentel, A. (2007). A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de Psicologia, 12(2), 159-168.
Prastawa, S., Akhyar, M., Gunarhadi, G., & Suharn, S. (2020). The Effectiveness of Experiential Learning Based on Creative Industry to Improve Competency of Entrepreneurship of Vocational High School Students. Proceedings of the 3rd International Conference on Learning Innovation and Quality Education (ICLIQE 2019). Paris: Atlantis Press.
Pró-Música Brasil (2018). Relatório do Mercado Fonográfico Brasileiro e Mundial em 2018. Recuperado de https://pro-musicabr.org.br/wp-content/uploads/2019/04/release-brasil-GMR2019-e-mercado-brasileiro-2018.pdf
Rae, D. (2004). Entrepreneurial learning: a practical model from the creative industries. Education and Training, 46(8/9), 492-500.
Revell-Love, C., & Revell-Love, T. (2016). Competencies of women entrepreneurs utilizing information marketing businesses. Journal of Small Business and Enterprise Development, 23(3), 831-853.
Saldaña, J. (2013). The coding manual for qualitative researchers. London: Sage.
Sandberg, J. (2000). Understanding human competence at work: An interpretative approach. Academy of Management Journal, 43(1), 9-25.
Silverman, D. (2000). Analysis talk and text. Handbook of qualitative research. London: Sage Publications Inc.
Silverman, D. (1998). Qualitative research: meanings or practices. Information Systems Journal, 8(1), 3-20.
Toscher, B. (2019). Entrepreneurial learning in arts entrepreneurship education: a conceptual framework. Artivate – A Journal of Entrepreneurship in the Arts, 8(1), 3-22.
UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development (2010). Recuperado de http://unctad.org/en/Docs/ditctab20103_en.pdf
Unesco – United Nations Education, Scientific and Cultural Organization (2013). Creative Economy Report 2013 [Special Edition]. Recuperado de http://www.unesco.org/culture/pdf/creative-economy-report-2013.pdf
Wyszomirski, M. J., & Chang, W. (2017). Professional Self-Structuration in the Arts: Sustaining Creative Careers in the 21st Century. Sustainability, 9(6), 1-20.
Zabala, A., & Arnau, L. (2010). Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed.
Zamawe, F. C. (2015). The Implication of Using NVivo Software in Qualitative Data Analysis: Evidence-Based Reflections. Malawi Medical Journal, 27(1), 13-15.
Zarifian, P. (2001). Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
2. O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
3. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
4. É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
5. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a (Creative Commons (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
6. Autores são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão enviada, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou em seu site, pois pode levar a trocas produtivas, bem como citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condições políticas para os Autores: Devem indicar/vincular o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre em: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html