Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v9i2.1411

Palavras-chave:

Antecedentes, Orientação Empreendedora, Negócios Sociais, Startups

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo caracterizar os Antecedentes da OE em Startups de Negócios Sociais.

Método: Foi desenvolvido um estudo exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com fundadores de oito negócios sociais. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software ATLAS.ti.

Resultados: É apresentada uma caracterização dos antecedentes da OE, sendo eles: missão social, identificação de oportunidades, acesso a capital e stakeholders. Os resultados evidenciam a identificação de oportunidades como o principal antecedente. Essas oportunidades estão relacionadas às necessidades de participação e de contribuição social por parte dos fundadores. Na sequência, destaca-se a missão social, vista como uma oportunidade de contribuir para a qualidade de vida da população em geral.

Contribuições teóricas: O estudo contribui com a caracterização dos antecedentes da OE no contexto de negócios sociais, evidenciando que há diferença desses antecedentes nos contextos social e puramente econômico.

Relevância/originalidade: O estudo investiga contexto carente de estudos voltados à compreensão dos antecedentes que podem ser os propulsores ou facilitadores de inciativas empreendedoras.

Contribuições sociais/para a gestão: A compreensão dos antecedentes da OE em negócios sociais pode contribuir para o desenvolvimento de ações estratégicas junto à empreendedores e empreendimentos de negócios sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Celina Carmona, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora, Ciências Gerenciais pela Universidade Nove de Julho – UINOVE, São Paulo, (Brasil). 

Cristina Daí Pra Martens, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora, Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil). 

Henrique Mello Rodrigues de Freitas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor , Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, Brasil. 

Referências

Barki, E., Comini, G., Cunliffe, A., Hart, S., & Rai, S. (2015). Social entrepreneurship and social business: Retrospective and prospective research. Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 4, pp. 380-384. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-759020150402

Boni, V., & Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, pp. 68-80.

Bourdieu, P. (1999). A miséria do mundo. Tradução de Mateus S. Soares. 3. ed. Petrópolis: Vozes.

Comini, G. M. (2011). Mapa de Soluções Inovadoras – Tendências de empreendedores na construção de negócios sociais e inclusivos. Realizado em parceria com a Ashoka. Disponível em:

<http://www.ruscheleassociados.com.br/pdf/panorama2.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2019.

Cooley, L. (1990). Entrepreneurship training and the strengthening of entrepreneurial performance. Final Report. Contract No. DAN-5314-C-00-3074-00. Washington: USAID.

Covin, J. G., & Lumpkin, G. T. (2011). Entrepreneurial orientation theory and research: reflections on a needed construct. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 5, pp. 855-872. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2011.00482.x

Covin, J. G., & Slevin, D. P. (1991). A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 16, n. 1, pp. 7-25. DOI: https://doi.org/10.1177/104225879101600102

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. In: Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.

Dacin, P. A., Dacin, M. T., & Matear, M. (2010). Social entrepreneurship: Why we don't need a new theory and how we move forward from here. The Academy of Management Perspectives, v. 24, n. 3, pp. 37-57. DOI: https://doi.org/10.5465/AMP.2010.52842950

Eisenhardt, K. M. (1989). Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, pp. 532-550. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385

Filion, L. J. (2000). Empreendedorismo e gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 3, pp. 8-17. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000300013

Filion, L. J. (1993). Visão e relações: elementos para um metamodelo empreendedor. Revista de Administração de Empresas, v. 33, n. 6, pp. 50-61. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901993000600006

Freeman, R. E. (2010). Strategic Management: A stakeholder approach. Cambridge university press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139192675

Gartner, W. B. (1988). “Who is an entrepreneur?” is the wrong question. American Journal of Small Business, v. 12, n. 4, pp. 11-32. DOI: https://doi.org/10.1177/104225878801200401

Hair, J. F, Arthur, H., M., Samouel, P., & Page, M. (2007). Research Methods for Business. Chichester: John Wiley and Sons.

Hornsby, J. S., Naffziger, D. W., Kuratko, D. F., & Montagno, R. V. (1993). An interactive model of the corporate entrepreneurship process. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 17, n. 2, pp. 29-37. DOI: https://doi.org/10.1177/104225879301700203

Keh, H. T., Nguyen, T. T. M., & Ng, H. P. (2007). The effects of entrepreneurial orientation and marketing information on the performance of SMEs. Journal of Business Venturing, v. 22, n. 4, pp. 592-611. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2006.05.003

Krueger, N. F. (2003). The cognitive psychology of entrepreneurship. In: Handbook of Entrepreneurship Research, pp. 105-140. Springer, Boston, MA. DOI: https://doi.org/10.1007/0-387-24519-7_6

Li, Y. H., Huang, J. W., & Tsai, M. T. (2009). Entrepreneurial orientation and firm performance: The role of knowledge creation process. Industrial Marketing Management, v. 38, n. 4, pp. 440-449. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2008.02.004

Lumpkin, G. T., & Dess, G. G. (1996). Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academy of Management Review, v. 21, n. 1, pp. 135-172. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1996.9602161568

Lumpkin, G. T., Moss, T. W., Gras, D. M., Kato, S., & Amezcua, A. S. (2013). Entrepreneurial processes in social contexts: how are they different, if at all? Small Business Economics, v. 40, n. 3, pp. 761-783. DOI: https://doi.org/10.1007/s11187-011-9399-3

Mair, J., & Marti, I. (2006). Social entrepreneurship research: A source of explanation, prediction, and delight. Journal of World Business, v. 41, n. 1, pp. 36-44. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jwb.2005.09.002

Mansfield, R. S., McClelland, D. C., Spencer, L. M., & Santiago, J. (1987). The identification and assessment of competencies and other personal characteristics of entrepreneurs in developing countries. Final Report: Project, (936-5314).

Martens, C. D. P., & Freitas, H. (2010). Orientação empreendedora nas organizações e a busca de sua facilitação. Gestão. Org- Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 1.

McClelland, D. C. (1987). Characteristics of successful entrepreneurs. The Journal of Creative Behavior, v. 21, n. 3, pp. 219-233. DOI: https://doi.org/10.1002/j.2162-6057.1987.tb00479.x

McClelland, D. C. (1962). Business drive and national achievement. Harvard Business Review, v. 40, n. 4, pp. 99-11

Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, pp. 770-791. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.29.7.770

Morris, M. H., Webb, J. W., & Franklin, R. J. (2011). Understanding the manifestation of entrepreneurial orientation in the nonprofit context. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 5, pp. 47-69. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2011.00453.x

Muñoz, P., & Kibler, E. (2015). Institutional complexity and social entrepreneurship: a fuzzy-set approach. Journal of Business Research. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2015.10.098

Naldi, L., Nordqvist, M., Sjöberg, K., & Wiklund, J. (2007). Entrepreneurial orientation, risk taking, and performance in family firms. Family Business Review, 20(1), 33-47. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-6248.2007.00082.x

Nasution, H. N., Mavondo, F. T., Matanda, M. J., & Ndubisi, N. O. (2011). Entrepreneurship: Its relationship with market orientation and learning orientation and as antecedents to innovation and customer value. Industrial Marketing Management, v. 40, n. 3, pp. 336-345. DOI: https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2010.08.002

Petrini, M., Scherer, P., & Back, L. (2016). Business model with a social impact. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, pp. 209-225. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-759020160207

Rosolen, T., Tiscoski, G. P., & Comini, G. M. (2014). Empreendedorismo social e negócios sociais: Um estudo bibliométrico da produção nacional e internacional. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 3, n. 1. DOI: https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i1.8994

Ross, J. E. (1987) Intrapreneurship and Corporate Culture. Industrial Management, v. 29, n. 1, pp. 22-25.

Rúdio, F. V. (1986). Introdução ao projeto de investigação científica. Petrópolis: Editora Vozes.

Shaw, E., & Carter, S. (2007). Social entrepreneurship: Theoretical antecedents and empirical analysis of entrepreneurial processes and outcomes. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 14, n. 3, pp. 418-434. DOI: https://doi.org/10.1108/14626000710773529

Short, J. C., Ketchen Jr, D. J., Combs, J. G., & Ireland, R. D. (2010). Research methods in entrepreneurship: Opportunities and challenges. Organizational Research Methods, v. 13, n. 1, pp. 6-15. DOI: https://doi.org/10.1177/1094428109342448

Sathe, V. (1989). Fostering entrepreneurship in the large, diversified firm. Organizational Dynamics, v. 18, n. 1, pp. 20-32. DOI: https://doi.org/10.1016/0090-2616(89)90029-6

Stevenson, H. H., & Jarillo, J. C. (1990). A paradigm of entrepreneurship: entrepreneurial management. Strategic Management Journal, v. 11, n. 5, pp. 17-27.

Wortman, M. S. (1986). A unified framework, research typologies, and research prospectuses for the interface between entrepreneurship and small business. The art and science of entrepreneurship, pp. 273-331.

Wiklund, J., & Shepherd, D. (2003). Knowledge‐based resources, entrepreneurial orientation, and the performance of small and medium‐sized businesses. Strategic Management Journal, v. 24, n. 13, pp. 1307-1314. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.360

Yunus, M. (2007). Creating a world without poverty: Social business and the future of capitalism. PublicAffairs.

Yunus, M. (2016). O que são negócios sociais. Disponível em: <http://www.yunusnegociossociais.com/#!o-que-so-negcios-sociais/csrd>. Acesso em: 21 jul. 2019.

Zahra, S. A., & Covin, J. G. (1995). Contextual influences on the corporate entrepreneurship-performance relationship: A longitudinal analysis. Journal of Business Venturing, v. 10, n. 1, pp. 43-58. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-9026(94)00004-E

Publicado

03-03-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 569     PDF downloads: 333 PDF (English) downloads: 309

Como Citar

Carmona, V. C., Daí Pra Martens, C., & Mello Rodrigues de Freitas, H. (2020). Os Antecedentes da Orientação Empreendedora em Negócios Sociais. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(2), 71–96. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1411

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)