O que os Investidores procuram no Plano de Negócios de uma startup?

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v8i3.1365

Palavras-chave:

Plano de Negócios, Startup, Business Angels, Capital de Risco, Empreendedorismo

Resumo

Objetivo: Sintetizar a informação que os investidores privados privilegiam no plano de negócios de uma startup. Discutir as preferências que diferentes tipos de investidores têm quanto aos elementos que devem compor um plano de negócios e compararam-se as suas abordagens a esse documento.

Metodologia/abordagem: Com base em uma extensiva pesquisa online de termos, como business plan, startup, venture capital, entrepreneurship, business angels, identificaram-se e foram analisados os trabalhos científicos relevantes publicados sobre o tema, com destaque para dois tipos de investidores: business angels e sociedades de capital de risco.

Principais resultados: Na generalidade, os dois tipos de investidores procuram informações semelhantes e seguem processos de decisão próximos. No entanto, a literatura sugere que os business angels têm um processo de decisão de investimento menos estruturado e atribuem maior importância à informação sobre a equipe empreendedora, enquanto que as sociedades de capital de risco destacam-se na relevância dada ao mercado em que o negócio se insere.

Contribuições teóricas/metodológicas: Síntese comparativa dos aspetos positivos e negativos relevados por business angels e sociedades de capital de risco nos planos de negócio de startup.

Relevância/Originalidade: O plano de negócios é o elemento essencial de planificação e comunicação da ideia de negócio, pois corresponde às expectativas informativas dos potenciais investidores, sendo um contributo para o sucesso na obtenção de financiamento, particularmente relevante no caso dos negócios jovens com reduzido (ou inexistente) histórico no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Chan, C. R., & Park, H. D. (2015). How images and color in business plans influence venture investment screening decisions. Journal of business Venturing, 30(5), 732-748. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2014.12.002

Croce, A., Tenca, F., & Ughetto, E. (2017). How business angel groups work: Rejection criteria in investment evaluation. International Small Business Journal, 35(4), 405-426. DOI: https://doi.org/10.1177/0266242615622675

Delmar, F., & Shane, S. (2003). Does business planning facilitate the development of new ventures?. Strategic management journal, 24(12), 1165-1185. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.349

Der Foo, M., Wong, P. K., & Ong, A. (2005). Do others think you have a viable business idea? Team diversity and judges' evaluation of ideas in a business plan competition. Journal of Business Venturing, 20(3), 385-402. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2004.04.001

Feeney, L., Haines Jr, G. H., & Riding, A. L. (1999). Private investors' investment criteria: insights from qualitative data. Venture Capital: An international journal of entrepreneurial finance, 1(2), 121-145. DOI: https://doi.org/10.1080/136910699295938

Fried, V. H., & Hisrich, R. D. (1994). Toward a model of venture capital investment decision making. Financial management, 28-37. DOI: https://doi.org/10.2307/3665619

Hall, J., & Hofer, C. W. (1993). Venture capitalists' decision criteria in new venture evaluation. Journal of business venturing, 8(1), 25-42. DOI: https://doi.org/10.1016/0883-9026(93)90009-T

Harrison, R. T., Dibben, M. R., & Mason, C. M. (1997). The role of trust in the informal investor's investment decision: An exploratory analysis. Entrepreneurship Theory and Practice, 21(4), 63-81. DOI: https://doi.org/10.1177/104225879702100405

Harrison, R. T., & Mason, C. M. (2007). Does gender matter? Women business angels and the supply of entrepreneurial finance. Entrepreneurship Theory and Practice, 31(3), 445-472. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2007.00182.x

Hax, A. C., & Majluf, N. S. (1984). Strategic management: an integrative perspective.

Hoenig, D., & Henkel, J. (2015). Quality signals? The role of patents, alliances, and team experience in venture capital financing. Research Policy, 44(5), 1049-1064. DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2014.11.011

Honig, B. (2004). Entrepreneurship education: Toward a model of contingency-based business planning. Academy of Management Learning & Education, 3(3), 258-273. DOI: https://doi.org/10.5465/amle.2004.14242112

Honig, B., & Karlsson, T. (2004). Institutional forces and the written business plan. Journal of Management, 30(1), 29-48. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jm.2002.11.002

IAPMEI: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Empreendedorismo-Inovacao/Empreendedorismo/Apoios-e-Incentivos/Business-Angels.aspx [Consultado a 15 de junho de 2018]

IAPMEI: Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais https://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Incentivos-Financiamento/Financiamento-para-PME/Capital-de-Risco.aspx [Consultado a 19 de julho de 2018]

Kaplan, S. N., & Strömberg, P. E. (2004). Characteristics, contracts, and actions: Evidence from venture capitalist analyses. The Journal of Finance, 59(5), 2177-2210. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.2004.00696.x

Kirsch, D., Goldfarb, B., & Gera, A. (2009). Form or substance: the role of business plans in venture capital decision making. Strategic Management Journal, 30(5), 487-515. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.751

MacMillan, I. C., & Narasimha, P. S. (1987). Research notes and communications: Characteristics distinguishing funded from unfunded business plans evaluated by venture capitalists. Strategic Management Journal, 8(6), 579-585. DOI: https://doi.org/10.1002/smj.4250080607

Mason, C. M., & Harrison, R. T. (1996). Informal venture capital: a study of the investment process, the post-investment experience and investment performance. Entrepreneurship & Regional Development, 8(2), 105-126. DOI: https://doi.org/10.1080/08985629600000007

Mason, C., & Rogers, A. (1996). Understanding the business angel's investment decision. Univ. Southampton, Department of Geography.

Mason, C. M., & Harrison, R. T. (2002). Barriers to investment in the informal venture capital sector. Entrepreneurship & Regional Development, 14(3), 271-287. DOI: https://doi.org/10.1080/08985620210142011

Mason, C., & Stark, M. (2004). What do investors look for in a business plan? A comparison of the investment criteria of bankers, venture capitalists and business angels. International small business journal, 22(3), 227-248. DOI: https://doi.org/10.1177/0266242604042377

Mason, C. M. (2006). Informal sources of venture finance. In The life cycle of entrepreneurial ventures (pp. 259-299). Springer, Boston, MA. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-32313-8_10

Mason, C. M., & Harrison, R. T. (2015). Business angel investment activity in the financial crisis: UK evidence and policy implications. Environment and Planning C: Government and Policy, 33(1), 43-60. DOI: https://doi.org/10.1068/c12324b

Mason, C., Botelho, T., & Zygmunt, J. (2017). Why business angels reject investment opportunities: Is it personal?. International Small Business Journal, 35(5), 519-534. DOI: https://doi.org/10.1177/0266242616646622

Sahlman, W. A. (2008). How to write a great business plan (No. E70 90). Harvard Business School Press.

Paul, S., Whittam, G., & Wyper, J. (2007). Towards a model of the business angel investment process. Venture Capital, 9(2), 107-125. DOI: https://doi.org/10.1080/13691060601185425

Tyebjee, T. T., & Bruno, A. V. (1984). A model of venture capitalist investment activity. Management science, 30(9), 1051-1066. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.30.9.1051

Van Auken, H., & Carraher, S. (2012). An analysis of funding decisions for niche agricultural products. Journal of Developmental Entrepreneurship, 17(02), 1250012. DOI: https://doi.org/10.1142/S1084946712500124

Van Osnabrugge, M., & Robinson, R. J. (2000). Angel Investing: Matching Startup Funds with Startup Companies--The Guide for Entrepreneurs and Individual Investors. John Wiley & Sons.

Publicado

02-09-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 1293     PDF downloads: 623 PDF (English) downloads: 227

Como Citar

Geraldo, J. V., & Gama, P. M. (2019). O que os Investidores procuram no Plano de Negócios de uma startup?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(3), 231–255. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i3.1365

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.