Discurso e Empreendedorismo Social: O que a Prática de Estudantes Engajados em Projetos Sociais pode Revelar?
DOI:
10.14211/regepe.v9i3.1327Palavras-chave:
Empreendedorismo Social, Análise Crítica do Discurso (ACD), Curso de AdministraçãoResumo
Objetivo do estudo: Este estudo objetiva compreender, sob a ótica da Análise Crítica do Discurso (ACD), as concepções discursivas dos estudantes sobre a experiência prática de projetos sociais na disciplina de Empreendedorismo Social (ES) do curso de Administração da UNIFEI-MG.
Metodologia/abordagem: Assim como sugere Norman Fairclough (2001; 2003), considerou-se o discurso como uma prática social e, foram analisadas as práticas textuais, discursivas e sociais dos estudantes investigados. Os discursos foram coletados por meio da realização de dois grupos focais e os resultados analisados com base na ACD.
Principais resultados: Os resultados apontam que há divergências nas produções discursivas de ambos os grupos de estudantes, sendo que o grupo com alto aproveitamento acadêmico revela um discurso pautado na racionalidade substantiva, com emoção, intensidade e se baseia em valores direcionados a um bem coletivo. Em contraste, o grupo que obteve baixo aproveitamento acadêmico se pauta na racionalidade instrumental, e na necessidade de se trabalhar por um retorno financeiro.
Contribuições teóricas/metodológicas: Evidenciou-se que as concepções discursivas externalizadas refletem a prática discursiva do ES, mas ao mesmo tempo demarcam o discurso gerencial hegemônico da Administração e sua lógica instrumental.
Relevância/originalidade: Kedmenec et al. (2016) e Shahverdi et al. (2018) reforçam a relevância da incorporação do conteúdo discursivo de ES nos cursos tradicionais. Constata-se que o ES é capaz de proporcionar soluções efetivas para diversos problemas sociais, econômicos e ambientais, na perspectiva de valorização do caráter humanitário e da emancipação social (Shahverdi et al., 2018).
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