A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora

Autores

  • Marcos Hashimoto prof.hashimoto@uol.com.br
    Faccamp
  • Elizeu Belê e.bele@uol.com.br
    Faccamp

DOI:

10.14211/regepe.v3i2.131

Palavras-chave:

Intraempreendedorismo, gerente empreendedor, liderança empreendedora, empreendedorismo corporativo, orientação empreendedora.

Resumo

Nas corporações modernas os gerentes são os agentes responsáveis para traduzir ao nível operacional as diretrizes estratégicas da alta administração. Um dos seus papéis mais relevantes é criar um ambiente no qual as pessoas se sintam à vontade para contribuir com ideias, tomar iniciativas de melhorias e assim promover uma cultura orientada ao empreendedorismo, condição vital para as corporações se manterem competitivas e dinâmicas. Este estudo analisa a influência dos gerentes na percepção dos funcionários do grau de orientação empreendedora da empresa. Realizado por meio de análise exploratória de dados obtidos de 142 mil funcionários de 552 empresas no Brasil em um estudo sobre clima organizacional realizado em 2008, as empresas participantes foram segmentadas entre as mais orientadas ao empreendedorismo e as menos orientadas ao empreendedorismo, e traçou os mesmos critérios de consulta no segmento de funcionários que ocupam posições de liderança. Ao comparar a percepção entre os dois grupos, foi possível identificar uma considerável correlação de percepção dentre as organizações mais orientadas ao empreendedorismo. Por outro lado, foi verificado que não houve o mesmo grau de correlação entre as percepções de gerentes e funcionários das organizações menos orientadas ao empreendedorismo. Também ficou evidente a diferença de perfil demográfico entre gerentes dos dois grupos de organizações, levando à conclusão de que a falta de uma orientação empreendedora percebida pelos funcionários tenha explicações nas atitudes e comportamentos das lideranças e sugere mudanças no perfil dos gerentes em favor de uma cultura empreendedora na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Hashimoto, Faccamp

Professor e pesquisador da Faccamp, doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Membro da diretoria da Anegepe, voluntário Endeavor, membro da R.e.d.e. do Sebrae/SP, interesse nas áreas de educação empreendedora, inovação corporativa e empreendedorismo corporativo

Elizeu Belê, Faccamp

Aluno do programa de Pós Graduação da Faccamp, curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas

Downloads

Publicado

05-05-2014

Métricas


Visualizações do artigo: 3235     pdf downloads: 1990

Como Citar

Hashimoto, M., & Belê, E. (2014). A Importância dos Gerentes na Orientação Empreendedora. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 3(2), 120–144. https://doi.org/10.14211/regepe.v3i2.131

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.