Educação Empreendedora pela Experiência: O Caso do Festival de Artes Empreendedoras em Itabaiana

Autores

DOI:

10.14211/regepe.v8i1.1053

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Empreendedorismo cultural, Ensino-aprendizagem, Pedagogia experiencial

Resumo

O objetivo deste caso para ensino é suscitar uma aprendizagem sobre: a) a importância da educação empreendedora na formação profissional e no ensino superior; b) como formar educadores com sensibilidade e consciência para as necessidades e particularidades do empreendedorismo; e c) como desenvolver uma reflexão crítica sobre as pedagogias da educação empreendedora. O caso retrata a experiência de estudantes de graduação em Administração ao longo de um componente curricular na Universidade Federal de Sergipe voltado para o empreendedorismo cultural. O caso é baseado em uma pesquisa qualitativa (entrevistas, observações e documentos) de quatro componentes curriculares voltados para a educação empreendedora pela experiência ao longo de dois anos. Recorrentemente, professor e estudantes combinam teoria, prática e reflexão, o que provoca uma discussão sobre os desafios pedagógicos e experiencias da educação empreendedora.

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Biografia do Autor

Gracyanne Freire de Araujo, Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Doutoranda em Adminstração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Bahia, (Brasil). Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Sergipe.

Eduardo Paes Barreto Davel, Escola de Administração na Universidade Federal da Bahia - UFBA/CIAGS.

Pós-doutorado em Administração pela Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA).

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Publicado

01-01-2019

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Como Citar

Araujo, G. F. de, & Davel, E. P. B. (2019). Educação Empreendedora pela Experiência: O Caso do Festival de Artes Empreendedoras em Itabaiana. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 8(1), 176–200. https://doi.org/10.14211/regepe.v8i1.1053

Edição

Seção

Caso de ensino

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