ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE ESTÁGIO: UMA REALIDADE OU UM DESAFIO?

Autores/as

  • Donizeti Leandro de Souza souza.doni@yahoo.com.br
    Universidade Federal de lavras / Mestrando em Administração Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais / Professor efetivo na área de gestão
  • André Luiz Zambalde zamba@dcc.ufla.br
    Universidade Federal de Lavras / Professor efetivo nos departamento de Ciência da Computação e Administração.
  • Nivaldo Oliveira nivaldo_x@hotmail.com
    Universidade Federal de Lavras / Mestrando em Administração.

DOI:

10.14211/regepe.v2i3.95

Palabras clave:

Criação do conhecimento, Micro e Pequenas empresas, Programas de estágio

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a implantação de programas de estágio e a construção de conhecimentos em micro e pequenas empresas (MPE’s), identificando, se na prática, esses programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s em um município do Sul de Minas Gerais, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio por meio de uma perspectiva de criação de conhecimentos. Apesar de identificar a possibilidade de construção de conhecimentos, foi evidenciado, como grande dificultador, o desconhecimento dos empresários sobre os benefícios dos programas de estágio para além da redução de custos, fato este que contribui para a fragilidade de muitos desses programas. Ademais, espera-se com o estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, despertando sobre a possibilidade de criação de novos conhecimentos por meio de processos de trocas entre empresas e estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de lavras / Mestrando em Administração Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais / Professor efetivo na área de gestão

Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus avançado de Três Corações, mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e integrante do grupo de estudos em Redes, Estratégia e Inovação GEREI/UFLA. Especialista em Gestão de pessoas (UNIFEI) e Gestão Executiva de Negócios (PUC MINAS), e graduado em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios (UNIVAS). Possui experiência como docente na área administrativa (nível técnico e superior), programa de estágio e educação a distância. Atualmente desenvolve estudos na área de aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento com foco em gestão de competências.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras / Professor efetivo nos departamento de Ciência da Computação e Administração.

Professor da Universidade Federal de Lavras-MG (UFLA), nos Departamentos de Computação e Administração. Pesquisador e Professor visitante no ISEGI da Universidade Nova de Lisboa - Portugal (2010/11). Pesquisador nas áreas de (1) Universidade e inovação; (2) Gestão do conhecimento e inovação; (3) Sistemas de informação e informática aplicada; e (4) Estratégia e governança de negócios e TI. As bases para suas pesquisas são organizações públicas (universidades, prefeituras e segurança), de agronegócios, educacionais e de alta tecnologia. É Engenheiro de Telecomunicações (INATEL-MG 1984). Pós-graduado em Administração (UFLA-MG 1989), Mestre em Eletrônica (UNIFEI-MG 1991), Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ 2000), com Pos-Doutorado em Ciência da Computação (UFMG-MG 2005) e Sistemas e Tecnologias de Informação (ISEGI-UNINOVA - Portugal 2010). Foi Chefe de Departamento de Ciência da Computação, Coordenador dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Presidente SBIAGRO, Secretário de Desenvolvimento Economico, Tecnológico e Social de Lavras-MG, Membro dos Conselhos da Superiores UFLA, FAEPE e FUNDEC, e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Sistemas de Informação e MBA em Governança de TI.

Nivaldo Oliveira, Universidade Federal de Lavras / Mestrando em Administração.

Mestrando em Administração, linha de pesquisa em Gestão Estratégica, Marketing e Inovações. Graduação em Biblioteconomia (2002) e Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário de Formiga (2006). Foi professor colaborador do Centro Universitário de Formiga, da Escola Superior em Meio Ambiente, bibliotecário da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atualmente é Bibliotecário da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência em bibliotecas universitárias, atuando principalmente nos seguintes áreas: referência, ensino, pesquisa, normalização bibliográfica, gestão do conhecimento e da informação, tecnologia e segurança da informação.

Publicado

25-04-2014

Métricas


Visualizações do artigo: 3108     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1767

Cómo citar

Souza, D. L. de, Zambalde, A. L., & Oliveira, N. (2014). ESTRATÉGIA DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE ESTÁGIO: UMA REALIDADE OU UM DESAFIO?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 2(3), 33–56. https://doi.org/10.14211/regepe.v2i3.95

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.