Vamos as Compras: O Bom Vizinho Faz a Diferença?

Autores/as

DOI:

10.14211/regepe.v7i2.787

Palabras clave:

Estratégia competitiva, Empreendedorismo, Supermercado, Rede Atacadista

Resumen

O presente caso de ensino evidencia a trajetória dos irmãos Pinheiro e de seus negócios de 36 anos no ramo de rede de supermercado. Trata mais detalhadamente do período de transição vivido por eles, acerca da expansão de novas filiais com inovações, desde lojas de conveniências, parque, playground e cinemas. No caso, é possível identificar aspectos que remetem ao desenvolvimento de um processo empreendedor, elaboração de estratégia deliberada a partir de estratégia emergente, gestão estratégica e mudança organizacional, para atender demandas de novos mercados, como a idealização de um shopping. Nele também é possível constatar que o desenvolvimento de um plano de expansão da rede de supermercado é algo viável e atrativo para uma pequena empresa, desde que se atue com foco estratégico e empenho para realizá-lo, mesmo com ajustes.

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Biografía del autor/a

Ruan Carlos dos Santos, Faculdade Cidade Verde - FCV.

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil). Professor no Programa de Graduação em Administração da Faculdade Cidade Verde - FCV, Paraná.

Francisco Elder Escossio de Barros, Faculdade Luciano Feijão - FLF, Ceará.

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil). Professor no Programa de Graduação em Contabilidade da Faculdade Luciano Feijão - FLF, Ceará.

Thais Helena Moreira Pinho, Faculdade Luciano Feijão - FLF, Ceará.

Mestra em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil). Professora no Programa de Graduação em Contabilidade da Faculdade Luciano Feijão - FLF, Ceará.

Monica Cristina Rovaris Machado, Universidade Federal de Sergipe, Programa e Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil). Professora Adjunta no Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Aracaju.

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Publicado

08-06-2018

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Cómo citar

Santos, R. C. dos, Barros, F. E. E. de, Pinho, T. H. M., & Machado, M. C. R. (2018). Vamos as Compras: O Bom Vizinho Faz a Diferença?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 7(2), 227–255. https://doi.org/10.14211/regepe.v7i2.787

Número

Sección

Caso de enseñanza

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