O “Bê-Á-Bá” do Ensino em Empreendedorismo: Uma Revisão da Literatura Sobre os Métodos e Práticas da Educação Empreendedora
DOI:
10.14211/regepe.v6i2.563Palabras clave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Métodos de EnsinoResumen
A educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país. Por esse motivo, tem despertado o interesse de muitos pesquisadores nacionais e internacionais. A efetividade de tal educação está diretamente relacionada ao uso apropriado de métodos e estratégias de ensino capazes de instruir e preparar os estudantes com habilidades e conhecimentos necessários para a condução de novos negócios. Em vista disso, este ensaio teórico tem como objetivo identificar os principais métodos e práticas de ensino adequados à educação empreendedora, bem como os conceitos e as características do tema a partir da revisão da literatura. Para o alcance desse objetivo, realizou-se um levantamento bibliográfico em nível nacional e internacional nos principais periódicos relacionados ao tema entre os anos de 2005 a 2015. Para o desenvolvimento de pesquisas, percebeu-se a dificuldade de separar o papel da educação empreendedora de outros fatores que possam contribuir para a formação do empreendedor. Outro ponto que a revisão de literatura revela é a importância dos métodos ativos para essa formação, mas as pesquisas indicam também o uso de métodos passivos de aprendizagem. Logo, compreender a interação entre esses métodos no ensino do empreendedorismo parece ser um ponto importante da agenda de novas pesquisas na área.
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