Empreendedorismo Feminino no Brasil: Gênese e Formação de Um Campo de Pesquisa
DOI:
10.14211/regepe.v6i1.450Palabras clave:
Gênero, Empreendedorismo feminino, Bibliografia, Estudos brasileirosResumen
Os primeiros estudos sobre empreendedorismo feminino no Brasil surgiram no final dos anos 1990. Desde então o tema tem sido tratado em um número crescente de artigos publicados nos periódicos brasileiros. Este artigo apresenta os resultados de um estudo revisional da literatura brasileira sobre o tema. O objetivo da presente pesquisa foi apresentar a dinâmica de surgimento e formação desse campo no Brasil evidenciando sua gênese, abordagens de pesquisa, temas considerados e resultados. A busca dos trabalhos sobre empreendedorismo feminino publicados no Brasil foi feita em várias fontes de informação, revelando 56 artigos entre 2000 e 2015. A análise dessa produção permitiu sua classificação em três grupos: análises conceituais e proposições teóricas; estudos qualitativos; e estudos quantitativos. A contribuição deste artigo centra-se na identificação da gênese da temática empreendedorismo feminino no Brasil e descrição de resultados mais significativos nesse campo. Por fim, o texto se encerra apontando sugestões de estudos futuros, bem como a necessidade de uma sistematização teórica acerca do empreendedorismo feminino no Brasil.Descargas
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