AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL

Autores/as

  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo rodolfo.olivo@outlook.com
    FFIA
  • Leandro José Morilhas leandrom@fia.com.br
    FFIA
  • Flávia Angeli Ghisi Nielsen flaghisi@gmail.com
    FFIA
  • Daniel Estima de Carvalho danielc@fia.com.br
    FFIA

DOI:

10.14211/regepe.v5i2.367

Palabras clave:

Franquias Empresariais, Avaliação de Empresas, Múltiplos de Receita.

Resumen

O mercado de franquias no Brasil, apesar de movimentar bilhões de reais, é composto de milhares de unidades franqueadas, constituídas na forma de micro e pequenas empresas. Assim a avaliação dessas unidades franqueadas em geral não se utiliza do método do Fluxo de Caixa Descontado - FCD, devido às dificuldades da aplicação desse método a pequenas empresas, mas vale-se, alternativamente, da avaliação por meio de múltiplos de receita, a qual sofre críticas acadêmicas. O trabalho argumenta, utilizando-se do método do estudo de caso, que especificamente para as franquias empresariais enquadradas como Micro e Pequenas Empresas - MPEs, devido a suas próprias características enquanto negócio, a utilização da avaliação por múltiplos é bastante razoável, convergindo em valores com a avaliação pelo FCD e sendo assim uma boa alternativa para definição do valor da empresa. Desta forma a prática de mercado de franquias para a sua avaliação em compras e vendas de unidades franqueadas, torna-se eficiente, mesmo que por outros métodos, uma vez que converge com a técnica acadêmica do Fluxo de Caixa Descontado, sendo que os múltiplos, nesse caso específico, refletem de forma razoável, o valor intrínseco das franquias

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Publicado

23-06-2016

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Cómo citar

Olivo, R. L. de F., Morilhas, L. J., Nielsen, F. A. G., & Carvalho, D. E. de. (2016). AVALIAÇÃO DE FRANQUIAS EMPRESARIAIS POR MEIO DE MÚLTIPLOS DE RECEITA: UM SACRILÉGIO ACADÊMICO DESCULPÁVEL. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(2), 124–145. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i2.367

Número

Sección

Artículo de investigación (Teórico-empírico)

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