CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO, INSTITUIÇÕES E REPUTAÇÃO: RECURSOS RELEVANTES PARA LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM UM PARQUE TECNOLÓGICO?
DOI:
10.14211/regepe.v5i3.361Palabras clave:
parque tecnológico, recursos, conhecimento, cooperação, instituições, reputaçãoResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos recursos - conhecimento, cooperação, instituições e reputação - na decisão pela instalação de empresas em um parque tecnológico. Adotou-se como arcabouço teórico a teoria da dependência de recursos e visão baseada em recursos (VBR). Optou-se, como percurso metodológico, pela aplicação de questionário estruturado a dezoito empresas do BH-TEC, obtendo-se quinze respostas, utilizando como variáveis os recursos: conhecimento, cooperação, instituições e reputação (Hoffmann, 2002). O BH-TEC foi criado em 2005 e trata-se de um condomínio que abriga atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para acelerar as atividades de inovação tecnológica nas empresas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o do estudo de Neckel, Hoffmann e Schoreder (2010), que adaptaram o instrumento inicialmente construído por Hoffmann (2002). Hoffmann (2002) definiu teoricamente os recursos conhecimento, cooperação, instituições e reputação, adotados neste estudo. Identificou-se que o acesso aos recursos “conhecimento”, “instituições” e “reputação” são reconhecidos pelos participantes do parque tecnológico, como importantes para a decisão de instalação no parque. No entanto, constatou-se baixo nível de cooperação interfirmas. Por fim, parece que a decisão pela instalação no BH-TEC está relacionada, positivamente, à existência de recursos estratégicos, já que 87% concordam que a localização no BH-TEC oferece a elas acesso privilegiado a recursos, tais como conhecimento, tecnologia, mão de obra, entre outros.
Descargas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 2594 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1199
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
-
El/La autor(a)/es(as) autorizan la publicación del texto en la revista;
-
La revista no se responsabiliza de las opiniones, ideas y conceptos emitidos en los textos, ya que son de entera responsabilidad de sus autores/autoras;
-
Los autores/autoras mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo publicado bajo la Licencia CC BY 4.0, que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista;
-
Los autores/autoras están permitidos y animados a publicar su trabajo (Versión enviada, Versión aceptada [Manuscrito aceptado por el autor/autora] o Versión publicada [Versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o preprints, ya que puede llevar a intercambios productivos, así como a citas anteriores y mayores de trabajos publicados. REGEPE pide como condición política para los autores/autoras que indiquen/vinculen el artículo publicado con DOI. Vea el Efecto del Acceso Abierto.