CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO, INSTITUIÇÕES E REPUTAÇÃO: RECURSOS RELEVANTES PARA LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM UM PARQUE TECNOLÓGICO?

Autores/as

  • Paula Karina Salume Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Liliane Oliveira Guimaraes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ângela França Versiani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.361

Palabras clave:

parque tecnológico, recursos, conhecimento, cooperação, instituições, reputação

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos recursos - conhecimento, cooperação, instituições e reputação - na decisão pela instalação de empresas em um parque tecnológico. Adotou-se como arcabouço teórico a teoria da dependência de recursos e visão baseada em recursos (VBR). Optou-se, como percurso metodológico, pela aplicação de questionário estruturado a dezoito empresas do BH-TEC, obtendo-se quinze respostas, utilizando como variáveis os recursos: conhecimento, cooperação, instituições e reputação (Hoffmann, 2002). O BH-TEC foi criado em 2005 e trata-se de um condomínio que abriga atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para acelerar as atividades de inovação tecnológica nas empresas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o do estudo de Neckel, Hoffmann e Schoreder (2010), que adaptaram o instrumento inicialmente construído por Hoffmann (2002). Hoffmann (2002) definiu teoricamente os recursos conhecimento, cooperação, instituições e reputação, adotados neste estudo. Identificou-se que o acesso aos recursos “conhecimento”, “instituições” e “reputação” são reconhecidos pelos participantes do parque tecnológico, como importantes para a decisão de instalação no parque. No entanto, constatou-se baixo nível de cooperação interfirmas. Por fim, parece que a decisão pela instalação no BH-TEC está relacionada, positivamente, à existência de recursos estratégicos, já que 87% concordam que a localização no BH-TEC oferece a elas acesso privilegiado a recursos, tais como conhecimento, tecnologia, mão de obra, entre outros.

 

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Biografía del autor/a

Paula Karina Salume, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Liliane Oliveira Guimaraes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela EAESP-FGV/SP

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Ângela França Versiani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Administração pela FEA/USP

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Publicado

29-09-2016

Cómo citar

Salume, P. K., Guimaraes, L. O., & Versiani, Ângela F. (2016). CONHECIMENTO, COOPERAÇÃO, INSTITUIÇÕES E REPUTAÇÃO: RECURSOS RELEVANTES PARA LOCALIZAÇÃO DE EMPRESAS EM UM PARQUE TECNOLÓGICO?. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 04–29. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.361

Número

Sección

Artículos de investigación

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