Casos de Ensino em Empreendedorismo: Dando Vida e Significado ao Aprendizado

Autores/as

  • Marcos Hashimoto University of Indianapolis, Indianapolis, Estados Unidos: Artigos Tecnológicos e Casos de Ensino. https://orcid.org/0000-0002-9072-7160

DOI:

https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1995

Palabras clave:

Casos de ensino, Empreendedorismo, Cenário de negócio

Resumen

Como Editor Adjunto para Casos e Relatos Tecnológicos, é com grande satisfação que tenho testemunhado, nos últimos anos, a melhora considerável na qualidade dos casos de ensino submetidos à REGEPE. Tanto a proporção de casos rejeitados quanto a quantidade de recomendações de ajustes aos aprovados diminuíram consideravelmente.

Um caso de ensino pode ser definido como um amplo espectro de métodos instrucionais, que giram em torno da leitura e da discussão de um documento sobre um cenário de negócio, conhecido como “caso”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Hashimoto, University of Indianapolis, Indianapolis, Estados Unidos: Artigos Tecnológicos e Casos de Ensino.

Professor Associado da Universidade de Indianapolis, Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Membro do corpo editorial da Regepe, voluntário Endeavor, interesse nas áreas de educação empreendedora, inovação corporativa e empreendedorismo corporativo

Citas

Argyris, C. (1980). Some Limitations of the Case Method Experiences in a Management Development Program. Academy of Management Review, 5(2), 291-298.

Bridgman, T., Cummings, S., & Mclaughlin, C. (2016). Restating the Case: How Revisiting the Development of the Case Method Can Help Us Think Differently About the Future of the Business School. Academy of Management Learning & Education, 15(4), 724-741.

Garvin, D. A. (2003). Making the Case. Harvard Magazine, 106(1), 56-65.

Garvin, D. A. (2007). Teaching Executives and Teaching MBAs: Reflections on the Case Method. Academy of Management Learning & Education, 6(3), 364-374.

Greenhalgh, A. M. (2007). Case Method Teaching as Science and Art: A Metaphoric Approach and Curricular Application. Journal of Management Education, 31(2), 181-194.

Lane, J. L. (2007). Case Writing Guide. Penn State, University Park, PA: Schreyer Institute for Teaching Excellence.

Lapoule, P. A., & Lynch, B. R. (2018). The case study method: exploring the link between teaching and research. Journal of Higher Education Policy and Management, 40(5), 485-500.

Liang, N., & Wang, J. (2004). Implicit Mental Models in Teaching Cases: An Empirical Study of Popular MBA Cases in the United States and China. Academy of Management Learning & Education, 3(4), 397-413.

Liesz, T. J., & Pettit-O'Malley, K. L. (2016). The Use of Formal Discussant Teams to Enhance Classroom Discussion of Assigned Case Studies. Business Education Innovation Journal, 8(2), 59.

Nagel, G. K. (1991) Case Method: Its Potential for Training Administrators, NASSP bulletin, 75(539), 37-43.

Theroux, J., & Clark, K. (2004). The real time case method: A new approach to an old tradition. Journal of Education for Business, 79(3), 163.

Publicado

02-09-2020

Cómo citar

Hashimoto, M. (2020). Casos de Ensino em Empreendedorismo: Dando Vida e Significado ao Aprendizado. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 9(4), 469–476. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1995

Número

Sección

Pensata