Uso do Marketing Digital: Uma Análise de Empresas de um Parque Tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1748Palabras clave:
Marketing Digital, Ações Estratégicas de Marketing Digital, MétricasResumen
Objetivo - entender como as pequenas empresas localizadas em um parque tecnológico fazem uso de ações estratégicas e ferramentas de marketing digital para promover seus negócios.
Metodologia/abordagem - sistematizou-se uma coleta de dados exploratória com abordagem qualitativa através de entrevistas em profundidade com empresários do parque tecnológico
Principais resultados - A pesquisa demonstrou que os empreendedores apresentam dificuldades na formação e execução de estratégias de marketing digital. O conhecimento que cada empreendedor tem de cada ferramenta tem reflexos no uso que ele faz das ferramentas disponíveis.
Contribuições teóricas/metodológicas - Construiu-se um framework demonstrando de que forma as pequenas empresas executam suas estratégias de marketing digital do papel que o conhecimento das ferramentas e métricas tem no uso e nas ações executadas pelas organizações.
Relevância/originalidade - Viu-se a oportunidade de entender como empresas inseridas em ambientes de inovação utilizam as diversas ações estratégicas que o marketing digital oferece e como elas realizam o devido monitoramento das ações realizadas
Contribuições sociais / para a gestão - A partir do trabalho, os gestores de pequenos negócios podem reconhecer quais são as barreiras que encontram para execução de estratégias de marketing digital e buscarem soluções para superar esses desafios, à luz do seu conhecimento e potenciais reflexos nos negócis.
Descargas
Citas
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (L. A. Reto e A. Pinheiro Trads.). Portugal: Edições 70.
Calais, I., & Santos, E. G. (2016). Barreiras no uso das mídias sociais como ferramentas de marketing digital pelos microempreendedores individuais. Anais do Encontro de Marketing da ANPAD. Belo Horizonte, MG, 7.
Chaffey, D., & Patron, M. (2012). From web analytics to digital marketing optimization: Increasing the commercial value of digital analytics. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, 14(1), 30-45.
Crescitelli, E., & Freundt, V. A. (2013). Métricas de comunicação de marketing offline e online. Revista FSA (Centro Universitario Santo Agostinho), 10(2), 1-25.
Day, G. S. (2011). Closing the marketing capabilities gap. Journal of Marketing, 75(4), 183-195.
Farris, P. W. (2012). Métricas de marketing: O guia definitivo para medir o desempenho do marketing (2a ed.). Porto Alegre: Bookman.
Felix, R., Rauschnabel, P. A., & Hinsch, C. (2017). Elements of strategic social media marketing: A holistic framework. Journal of Business Research, 70, 118-126.
Fernandes, B. G., & Rosa, C. O. (2013). As métricas do marketing no século XXI. Revista Panorama-Revista de Comunicação Social, 3(1), 180-190.
Ferreira, C., Campos, R. C., Naves, F. M., da Silva, W. B., & Fernandes, G. G. (2019). Marketing digital e redes sociais como oportunidade de inovação para micro e pequenas empresas: um estudo realizado com varejistas da cidade de Lavras MG. Revista Foco, 12(2), 88-111.
Glaser, B., & Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory. London: Weidenfield & Nicolson.
Hannah, D. R., & Lautsch, B. A. (2011). Counting in qualitative research: Why to conduct it, when to avoid it, and when to closet it. Journal of Management Inquiry, 20(1), 14-22.
Järvinen, J., & Karjaluoto, H. (2015). The use of Web analytics for digital marketing performance measurement. Industrial Marketing Management, 50, 117-127.
Kannan, P. K., & Li, H. (2017). Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 34(1), 22-45.
Kim, J., Kang, S., & Lee, K. H. (2019). Evolution of digital marketing communication: Bibliometric analysis and network visualization from key articles. Journal of Business Research. On-line.
Knowles, J., & Ambler, T. (2009). Orientation and marketing metrics. In MACLARAN, P. et al. The Sage Handbook of Marketing Theory (pp. 379-396). Los Angeles: Sage.
Lamberton, C., & Stephen, A. T. (2016). A thematic exploration of digital, social media, and mobile marketing: Research evolution from 2000 to 2015 and an agenda for future inquiry. Journal of Marketing, 80(6), 146-172.
Leeflang, P. S., Verhoef, P. C., Dahlström, P., & Freundt, T. (2014). Challenges and solutions for marketing in a digital era. European management journal, 32(1), 1-12.
Mazzinghy, A. M (2014). O uso de ferramentas do marketing digital para o crescimento competitivo das empresas: links patrocinados, facebook, twitter e e-mail marketing. Temática, 10(9), 229-251.
Moorman, C., & Day, G. S. (2016). Organizing for marketing excellence. Journal of Marketing, 80(6), 6-35.
Morais, F. (2015). Planejamento estratégico digital. São Paulo: Saraiva.
Nakatani, K., & Chuang, T. T. (2011). A web analytics tool selection method: an analytical hierarchy process approach. Internet Research, 21(2), 171-186.
Ogden, J. R., & Cresccitelli, E. (2011). Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas (2a ed.). São Paulo: Pearson.
Okada, S. I., & Souza, E. M. S. (2011). Estratégias de marketing digital na era da busca. Revista Brasileira de Marketing, 10(1), 46-72.
Okada, S. I. (2011). Web analytics: Modelos de métricas de engajamento em mídias emergentes. Revista Brasileira de Marketing, 10(3), 107-126.
Pelsmacker, P., Van Tilburg, & S., Holthof, C. (2018). Digital marketing strategies, online reviews and hotel performance. International Journal of Hospitality Management, 72, 47-55.
Rappaport, S. D. (2014). Lessons learned from 157 metrics, 150 studies, and 12 essays: a field guide to digital metrics. Journal of Advertising Research, 54(1), 110-118.
Ries, E. (2012). A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel.
Rosa, R., Casagranda, Y. G., & Spinelli, F. E. (2017). A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de Tecnologia Aplicada, 6(2) 28-39.
Royle, J., & Laing, A. (2014). The digital marketing skills gap: Developing a Digital Marketer Model for the communication industries. International Journal of Information Management, 34(2), 65-73.
Ryan, D., & Jones, C. (2016). Understanding digital marketing: Marketing strategies for engaging the digital generation. London and Philadelphia: Kogan Page Publishers.
Santos, J. M., Silva, M. D. S., Frade, C. M., & de Sousa, F. R. L. (2019). Mídias Digitais como Canal de Comunicação em Empresas do Ramo de Vestuário e Moda da Cidade de Santa Luzia/PB. Conhecimento Interativo, 13(1), 330-345.
Spiller, L., & Tuten, T. (2015). Integrating metrics across the marketing curriculum: The digital and social media opportunity. Journal of Marketing Education, 37(2), 114-126.
Taveira, S. (2018). Marketing para startups: um estudo sobre as estratégias de marketing digital utilizadas pelas startups participantes da campus party. e-Revista Facitec, 8(2), 1-17.
Torres, C. (2009). A bíblia do marketing digital: Tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo, SP: Novatec.
Trainini, M. M., & Torres, J. D. S. (2014). Mídias sociais como ferramentas de estratégias de marketing. Revista Ciência e Conhecimento, 9(1), 23-40.
Turchi, S. R. (2012). Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas.
Winer, R. S. (2009). New communications approaches in marketing: Issues and research directions. Journal of interactive marketing, 23(2), 108-117.
Wymbs, C. (2011). Digital marketing: The time for a new “academic major” has arrived. Journal of Marketing Education, 33(1), 93-106.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
1. El(los) autor(es) autoriza(n) la publicación del texto en la revista;
2. El(los) autor(es) garantiza(n) que la contribución es original e inédita y que no está siendo evaluada por otra(s) revista(s);
3. La revista no se responsabiliza por las opiniones, ideas y conceptos expresados en los textos, siendo de exclusiva responsabilidad de su(s) autor(es);
4. Los editores se reservan el derecho de realizar ajustes textuales y adecuarse a las normas de la publicación.
5. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia simultánea (Creative Commons (CC BY 4.0) lo que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
6. Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo (versión enviada, versión aceptada [manuscrito aceptado por el autor] o versión publicada [versión del registro]) en línea, por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como citas anteriores y mayores de trabajos publicados. La REGEPE pide como condiciones políticas para los Autores: Deben vincular al artículo publicado con DOI. Ver El efecto del acceso abierto en http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.