A Internacionalização no Processo de Inovação das Startups Brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
DOI:
10.14211/regepe.v9i2.1577Palabras clave:
Estratégia de Internacionalização, Processo de Inovação, Startups, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).Resumen
Objetivo: Compreender como o processo de inovação é impactado pela estratégia de internacionalização das startups brasileiras de TIC.
Método: Adotou-se como estratégia, o estudo de casos múltiplos em sete startups de internacionalizadas. A análise foi pautada pelos conceitos de estratégia de internacionalização definidos por Carneiro e Dib (2007) e o processo de inovação de Tidd e Bessant (2009). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os fundadores das startups, análise documental e observação.
Originalidade/Relevância: Os temas de internacionalização e inovação são geralmente abordados separadamente e têm o foco, principalmente, em grandes empresas. Estudos sobre a relação da estratégia de internacionalização e inovação de startups são escassos na literatura acadêmica, principalmente em países emergentes.
Resultados: A motivação, a escolha do país, o tempo, o que internacionalizaram e a forma como as startups chegaram a países do exterior impactaram o processo de inovação das startups. Contudo, observou-se que a motivação, a escolha do país e a forma de entrada contribuíram mais para o processo de inovação dessas empresas nascentes.
Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição acadêmica trazida por este trabalho é a observação empírica do processo de inovação, considerando a internacionalização em startups em um país em desenvolvimento. Através dos resultados, oito proposições foram levantadas sinalizando um caminho futuro para a abordagem dos temas de estudo.
Contribuições sociais / para a gestão: A relevância gerencial deste trabalho é fundamentada no estudo do processo de inovação como uma forma de as startups manterem-se competitivas. Ao identificarem estratégias de internacionalização que levam as startups ao avanço no processo de inovação, as startups de TIC brasileiras e as políticas públicas podem se posicionar no sentido de incentivarem o desenvolvimento dessas estratégias.
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