INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO

Authors

  • Roberto Marinho Figueiroa Zica roberto.marinho@sebrae.com.br
    Filiação: Universidade FUMEC - MG, Brasil
  • Carlos Alberto Gonçalves carlos.iron@bol.com.br
    Universidade FUMEC e UFMG
  • Henrique Cordeiro Martins henrique.martins@fumec.br
    Filiação: Universidade FUMEC - MG, Brasil

DOI:

10.14211/regepe.v5i3.398

Keywords:

Processo Decisório Estratégico, Internacionalização, Micro, Pequenas e Médias Empresas

Abstract

Com o aumento da competição das empresas por novos mercados e a manutenção das posições conquistadas nos nichos em que atuam, os executivos têm buscado formas de atuar em mercados ainda pouco explorados, bem como refinar modelos de gestão já utilizados, de modo a superar os desafios impostos. Em âmbito mundial, esse aceleramento da competição estimula a adoção de novas ferramentas de gestão, ações de exploitation e exploration, a flexibilização de barreiras para produtos e serviços, a customização de bens e a melhor interface com os novos mercados consumidores. Com o acesso viabilizado aos mercados internacionais, determinados tipos de empresas optam pela estratégia de expandirem suas operações a outros países, o que pode ocorrer em várias formas diferentes, podendo se constituir como a maior dimensão do processo contínuo de estratégia. Embora a internacionalização seja historicamente associada a empresas multinacionais, tendências mais recentes sugerem que o mercado internacional está cada vez mais povoado por micro, pequenas e médias empresas. A questão proeminente para este trabalho é a compreensão sobre quais razões motivam ou desmotivam os empresários de pequenos negócios a expandirem suas operações a outros países e, sobretudo, como ocorre o processo desta decisão na ação de internacionalizar seus negócios.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Marinho Figueiroa Zica, Filiação: Universidade FUMEC - MG, Brasil

Roberto Marinho Figueiroa Zica
Mestre em administração de empresas pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (Fead-MG).  Coordenador e consultor do Programa de Estudos Avançados em Pequenos Negócios, Empreendedorismo, - SEBRAE/MG. Professor de empreendedorismo no SEBRAE - MG, Brasil. Autor de  artigos publicados na área de estratégia, finanças em Pequenas e Médias empresas.
E-mail: roberto.marinho@sebrae.com.br.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade FUMEC e UFMG

Carlos Alberto Gonçalves

Filiação: FUMEC and UFMG - MG, Brasil

País: Brasil

Doutor em Administração de Empresas / USP e Mestre em Informática Ciência da PUC / RJ.

Professor na Universidade FUMEC e UFMG (Belo Horizonte - Brasil). Pesquisa e ensina nas áreas de estratégia, planeamento, inovação e empreendedorismo. Autor de vários artigos, livros e capítulos de livros publicados sobre a Estratégia e Marketing. Coordenador em NUME - Centro de Investigação em Mercadologia e Estratégia.

E-mail: carlos@face.ufmg.br; carlosag@fumec.br

Henrique Cordeiro Martins, Filiação: Universidade FUMEC - MG, Brasil

Henrique Cordeiro Martins

Filiação: Universidade FUMEC - MG, Brasil

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/Birmingham School, Inglaterra. Professor na Universidade FUMEC - MG - Brasil. Pesquisa e ensina nas áreas de estratégia, redes corporativas, sistemas de governança. Autor de vários artigos nacionail e internacionais.

E-mail: henrique.martins@fumec.br.

Published

2016-08-01

Métricas


Visualizações do artigo: 3025     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1839

How to Cite

Zica, R. M. F., Gonçalves, C. A., & Martins, H. C. (2016). INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 5(3), 30–58. https://doi.org/10.14211/regepe.v5i3.398

Issue

Section

Research article (Theoretical-empirical)