FAZENDO REVOLUÇÃO NO BRASIL: A INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA NOS ESTÁGIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
10.14211/regepe.v2i3.137Keywords:
Educação, Ensino Empreendedor, Ensino Fundamental, Pedagogia Empreendedora.Abstract
A metodologia Pedagogia Empreendedora (PE) é uma abordagem pedagógica projetada para apoiar a aprendizagem empreendedora no ensino fundamental. Com base em sistemas e pensamento visionário, a PE foi desenvolvida para dar suporte à processos de aprendizagem e ação voltados ao contexto empreendedor. O programa utiliza materiais elaborados especialmente para este projeto. No ano de 2002 foi realizado um teste-piloto. Já em 2003 e 2004, 6.352 professores e 173.304 estudantes entusiasticamente participaram do programa, em 1.566 escolas de ensino fundamental, no Estado do Paraná, Brasil. Em todo o país, um total de 340 mil estudantes estiveram envolvidos no projeto, totalizando 123 cidades num período de dois anos. Este artigo apresenta o conteúdo e resultados da aplicação da PE e discute a importância do programa para o florescimento do espírito e da ação empreendedora, com base na descrição e discussão do projeto realizado no Paraná. Trata-se do olhar para o ensino do empreendedorismo através das lentes da autoidentidade, da democracia, da cooperação e da aprendizagem, elementos considerados como pilares na construção do autodesenvolvimento.Downloads
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 8269 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4571
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-
The author(s) authorize the publication of the text in the journal;
-
The journal is not responsible for the opinions, ideas, and concepts expressed in the texts, as they are the sole responsibility of their authors;
-
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work published under the CC BY 4.0 License, which allows sharing the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal;
-
Authors are allowed and encouraged to post their work (Submitted version, Accepted version [Manuscript accepted by the author], or Published version [Record version]) online, for example in institutional repositories or preprints, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work. REGEPE requires that authors indicate/link the published article with DOI. See the Effect of Open Access.