PROPENSÃO EMPREENDEDORA ENTRE ESTUDANTES PARTICIPANTES DE EMPRESAS JUNIORES
DOI:
10.14211/regepe.v2i3.69Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Propensão Empreendedora, Empresa Júnior, Atitudes Empreendedoras.Resumo
O propósito deste estudo é identificar se a participação em atividades das Empresas Juniores contribui para a propensão empreendedora dos alunos que a compõem, por meio do desenvolvimento de características comportamentais associadas ao empreendedorismo. Utilizou-se a metodologia survey para este estudo. Fizeram parte da amostra 88 graduandos que não participam de Empresa Júnior e 75 que participam ou participaram. Quando comparados os dois grupos, os achados indicam que os alunos de Empresa Júnior apresentam cinco médias significativamente superiores em itens de comportamento empreendedor. Além disto, há maior propensão entre os alunos de Empresa Júnior a abrirem uma empresa, em prazos mais longos, quando comparados ao que não participaram desta atividade. É possível sugerir que a experiência em Empresa Júnior influencia a propensão empreendedora dos estudantes, através do desenvolvimento de atitudes empreendedoras e do interesse em iniciar um novo negócio.
Downloads
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 4794 PDF downloads: 2823
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.