Pesquisa quantitativa em empreendedorismo e o apoio do software R para análise de dados

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2384

Palavras-chave:

Métodos quantitativos, Software R, Dados secundários

Resumo

Objetivo do estudo: o presente texto visa apresentar um panorama sobre pesquisa quantitativa em empreendedorismo no Brasil, bem como descrever possibilidades para o avanço desta abordagem. Metodologia e abordagem: o artigo consiste em uma publicação conduzida a partir de levantamentos bibliográficos na literatura científica de empreendedorismo e discussões teóricas. Principais Resultados: maior parte das pesquisas nacionais em empreendedorismo são de natureza qualitativa. Apesar da relevância desta abordagem, acredita-se que a pesquisa quantitativa possui múltiplas potencialidades, sobretudo associada ao uso de dados oriundos de fontes secundárias. Principais Contribuições teóricas e metodológicas: apresentamos bases de dados públicas que podem ser empregadas por pesquisadores de empreendedorismo para avançar na teoria. Algumas estratégias de uso destas bases são exemplificadas por meio de um breve tutorial em linguagem R. Finalmente, debatemos acerca de estratégias para robustecer pesquisas quantitativas da área, bem como trazemos uma agenda de pesquisa. Relevância/Originalidade: são apresentados conteúdos que ainda são pouco explorados na literatura nacional, como o uso de dados secundários e machine learning. Contribuições sociais e gerenciais: algumas das bases apresentadas no estudo são de fonte governamental e podem ser utilizadas para fundamentar a construção de políticas públicas para o empreendedorismo. Ademais, os preceitos sobre pesquisa quantitativa apresentados neste editorial podem apoiar gestores que atuam com análises de dados na formulação de estudos mais robustos, independente da área de atuação, seja prático ou acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel do Prado Pagotto, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

é mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás e atualmente é doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA-UnB). Atua como Coordenador Adjunto do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI-UFG). Suas pesquisas envolvem as áreas de empreendedorismo e inovação em serviços, com ênfase no uso de métodos quantitativos e dados secundários. Suas pesquisas vem sendo publicadas em revistas como Revista de Inteligência Competitiva, Humanidades & Inovação, REGEPE e eventos.

Cândido Borges, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

é Professor na Universidade Federal de Goiás, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFG). Ph.D. em administração pela HEC Montréal, Canadá, com Pós-Doutorado pela EAESP-FGV. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (LAPEI). Suas pesquisas estão voltadas principalmente para os temas da criação de empresas, do trabalho por conta própria e das políticas públicas de apoio ao empreendedorismo. Seus artigos vem sendo publicados em revistas como Future Studies Research Journal, Humanidades & Inovação, REGEPE, RAUSP, dentre outras.

Referências

Almeida, F. M., Valadares, J. L., & Sediyama, G. A. S. (2017). A Contribuição do Empreendedorismo para o Crescimento Econômico dos Estados Brasileiros. REGEPE - Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 6(3), 466–494. https://doi.org/10.14211/regepe.v6i3.552

Anderson, B. S., Wennberg, K., & McMullen, J. S. (2019). Editorial: Enhancing quantitative theory-testing entrepreneurship research. Journal of Business Venturing, 34(5), 105928. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2019.02.001

Arenius, P., Engel, Y., & Klyver, K. (2017). No particular action needed? A necessary condition analysis of gestation activities and firm emergence. Journal of Business Venturing Insights, 8(June), 87–92. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2017.07.004

Audretsch, D. B., Belitski, M., Chowdhury, F., & Desai, S. (2021). Necessity or opportunity? Government size, tax policy, corruption, and implications for entrepreneurship. Small Business Economics. https://doi.org/10.1007/s11187-021-00497-2

Audretsch, D. B., & Moog, P. (2020). Democracy and Entrepreneurship. Entrepreneurship: Theory and Practice, 1–25. https://doi.org/10.1177/1042258720943307

Barbosa, R., & Borges, C. (2021). A Saúde do Empreendedor no Brasil: Uma Análise dos Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 13(1), 28–41. https://doi.org/10.24023/futurejournal/2175-5825/2021.v13i1.532

Barros, A. A., & Pereira, C. M. M. A. (2008). Empreendedorismo e Crescimento Econômico: uma Análise Empírica. Revista de Administração Contemporânea, 12(4), 975–993. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000400005

Benatti, L. N., da Silva, E. E., & Prearo, L. C. (2021). Microempreendedores individuais e o desenvolvimento econômico nos municípios paulistas de 2010 a 2014. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 10(2), e1676-e1676. https://doi.org/10.14211/regepe.e1676

Burke, A., & Cowling, M. (2020). On the critical role of freelancers in agile economies. Small Business Economics, 55(2), 393–398. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00240-y

Bzdok, D., Altman, N., & Krzywinski, M. (2018). Statistics versus machine learning. Nature Methods, 15(4), 233–234. https://doi.org/10.1038/nmeth.4642

Canestrino, R., Ćwiklicki, M., Magliocca, P., & Pawełek, B. (2020). Understanding social entrepreneurship: A cultural perspective in business research. Journal of Business Research, 110(July 2019), 132–143. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.01.006

Chalmers, D., MacKenzie, N. G., & Carter, S. (2021). Artificial Intelligence and Entrepreneurship: Implications for Venture Creation in the Fourth Industrial Revolution. Entrepreneurship: Theory and Practice, 45(5), 1028–1053. https://doi.org/10.1177/1042258720934581

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2014). Business Research Methods. In Business Research Methods (12th ed.). McGraw-Hill Irwin.

Cristi, M. A. A. (2018). Los métodos positivista y fenomenológico, una explicación desde las ciencias naturales y sociales. Revista Pesquisa Qualitativa, 6(12), 541. https://doi.org/10.33361/rpq.2018.v.6.n.12.219

Dyer, W. G., Dyer, W. J., & Gardner, R. G. (2013). Should My Spouse Be My Partner? Preliminary Evidence From the Panel Study of Income Dynamics. Family Business Review, 26(1), 68–80. https://doi.org/10.1177/0894486512449354

Favero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata® (1st ed.). GEN.

Ferreira, A. D. M. F., Loiola, E., & Guedes Gondim, S. M. (2020). Produção científica em empreendedorismo no Brasil: uma revisão da literatura de 2004 a 2020. Gestão & Planejamento-G&P, 21. DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.5618

Fischer, B. B., Schaeffer, P. R., Vonortas, N. S., & Queiroz, S. (2018). Quality comes first: university-industry collaboration as a source of academic entrepreneurship in a developing country. The Journal of Technology Transfer, 43(2), 263-284. https://doi.org/10.1007/s10961-017-9568-x

Gil, A. C., & Silva, S. P. M. (2015). O Método Fenomenológico na Pesquisa sobre Empreendedorismo no Brasil. Revista de Ciências Da Administração, 17(41), 99–113. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p99

Gindling, T. H., & Newhouse, D. (2013). Self-Employment in the Developing World. In Background Paper to the 2013 World Development Report (Issue September 2012). https://doi.org/10.1016/j.worlddev.2013.03.003

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados. Bookman.

Hechavarría, D. M., & Ingram, A. E. (2019). Entrepreneurial ecosystem conditions and gendered national-level entrepreneurial activity: a 14-year panel study of GEM. Small Business Economics, 53(2), 431–458. https://doi.org/10.1007/s11187-018-9994-7

Hornik, K. (2020). R FAQ. Frequently Asked Questions on R. https://cran.r-project.org/doc/FAQ/R-FAQ.html#What-is-R_003f

Hox, J. J., & Boeije, H. R. (2005). Data Collection, Primary vs. Secondary. In Encyclopedia of Social Measurement (pp. 593–599). https://doi.org/10.1016/B0-12-369398-5/00041-4

IBGE. (2021). Indicadores IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Quarto Semestre de 2020.

James, G., Witten, D., Hastie, T., & Tibshirani, R. (2013). An Introduction to Statistical Learning - with Applications in R. Springer.

Kaminski, J. C., & Hopp, C. (2020). Predicting outcomes in crowdfunding campaigns with textual, visual, and linguistic signals. Small Business Economics, 55(3), 627–649. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00218-w

Koumbarakis, P., & Volery, T. (2022). Predicting new venture gestation outcomes with machine learning methods. Journal of Small Business Management, 1-34. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2082453

Kwapsiz, A., & Hechavarria, D. (2018). Women don’t ask: an investigation of startup financing and gender. Venture Capital, 20(2), 159–190. https://doi.org/10.1080/13691066.2017.1345119

Maula, M., & Stam, W. (2020). Enhancing Rigor in Quantitative Entrepreneurship Research. Entrepreneurship: Theory and Practice, 44(6), 1059–1090. https://doi.org/10.1177/1042258719891388

McDonald, S., Gan, B. C., Fraser, S. S., Oke, A., & Anderson, A. R. (2015). A review of research methods in entrepreneurship 1985-2013. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research. https://doi.org/10.1108/IJEBR-02-2014-0021

Moortel, D. D., & Vanroelen, C. (2017). Classifying self-employment and creating an empirical typology. http://hdl.voced.edu.au/10707/449386.

Morais, M. C. A., Emmendoerfer, M. L., Vitória, J. R., Mendes, W. A. Socioeconomic determinants of the individual micro-entrepreneur (IME). Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 11(3), e2070. https://doi.org/10.14211/ibjesb.e2070

Muñoz-Fernández, Á., Assudani, R., & Khayat, I. (2019). Role of context on propensity of women to own business. Journal of Global Entrepreneurship Research, 9(1). https://doi.org/10.1186/s40497-019-0160-8

Nassif, V. M. J., Silva, N. B., Ono, A. T., Bontempo, P. C., & Tinoco, T. (2010). Empreendedorismo: área em evolução? Uma revisão dos estudos e artigos publicados entre 2000 e 2008. RAI-Revista de Administração e Inovação, 7(1), 175-193.

Naudé, W. (2010). Promoting Entrepreneurship in Developing Countries: Policy Challenges (Issue 4).

Neergaard, H., & Ulhoi, J. P. (2007). Introduction: Methodological variety in enterpreneurship research. In Handbook of Qualitative Research Methods in Entrepreneurship (pp. 1–14). https://doi.org/10.1108/GM-04-2013-0043

Obschonka, M., & Audretsch, D. B. (2020). Artificial intelligence and big data in entrepreneurship: a new era has begun. Small Business Economics, 55(3), 529–539. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00202-4

Obschonka, M., Fisch, C., & Boyd, R. (2017). Using digital footprints in entrepreneurship research: A Twitter-based personality analysis of superstar entrepreneurs and managers. Journal of Business Venturing Insights, 8, 13–23. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2017.05.005

Oliveira Junior, A. B. D., Gattaz, C. C., Bernardes, R. C., & Iizuka, E. S. (2018). Pesquisa em empreendedorismo (2000-2014) nas seis principais revistas brasileiras de administração: lacunas e direcionamentos. Cadernos EBAPE. BR, 16, 610-630. https://doi.org/10.1590/1679-395167644

Pagotto, D., Barbosa, R., Borges, C., & Nassif, V. (2022). Sentimentos Negativos de Empreendedores e a Covid-19: Uma Análise de Tweets. Revista Inteligência Competitiva, 12(1), e0414-e0414. https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v12i.2022.e0414

Pagotto, D. P., Borges, C. V., Almeida, M. I. S., Hoffmann, V. E. Forms of Capital, innovation capability and innovation in new ventures. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, 11(2), 1-11, https://doi.org/10.14211/regepe.e1952

Pagotto, D., Teixeira, D. M., Miranda Filho, S. S., Borges, C., & Arantes, F. P. (2020). A evolução do empreendedorismo por mulheres em Goiás. In Perfil da Empreendedora Goiana - o empreendedorismo por mulheres e seus desafios (pp. 1–102). Sebrae - Goiás.

Prüfer, J., & Prüfer, P. (2020). Data science for entrepreneurship research: studying demand dynamics for entrepreneurial skills in the Netherlands. Small Business Economics, 55(3), 651–672. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00208-y

Reynolds, P. D., Curtin, R. T. Business Creation in the United States: Panel Study of Entrepreneurial Dynamics II Initial Assessment. Foundations and Trends® in Entrepreneurship, v. 4, n. 3, p. 155–307, 2008.

Reynolds, P. D., Hechavarria, D., Tian, L. R., Samuelsson, M., & Davidsson, P. (2016). Panel study of entrepreneurial dynamics: A five cohort outcomes harmonized data set. Res. Gate, Revision 1, 1–48. https://doi.org/10.13140/RG.2.1.2561.7682

Rossi, M. de F. P. (2018). O trabalhador por conta própria: empreendedorismo e autoemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Revista Ciências Do Trabalho, 12, 37–53.

Santiago, C. E. P., & Vasconcelos, A. M. N. (2017). Do catador ao doutor: Um retrato da informalidade do trabalhador por conta própria no Brasil. Nova Economia, 27(2), 213–246. https://doi.org/10.1590/0103-6351/2588

Semrau, T., & Hopp, C. (2016). Complementary or compensatory? A contingency perspective on how entrepreneurs’ human and social capital interact in shaping start-up progress. Small Business Economics, 46(3), 407–423. https://doi.org/10.1007/s11187-015-9691-8

Suarez, J. L., White, R. W., Parker, S. C., & Jiménez-Mavillard, A. (2020). Entrepreneurship bias and the mass media: evidence from big data. Academy of Management Discoveries, 7(2), 1–49. https://doi.org/10.5465/amd.2018.0177

von Bloh, J., Broekel, T., Özgun, B., & Sternberg, R. (2020). New(s) data for entrepreneurship research? An innovative approach to use Big Data on media coverage. Small Business Economics, 55(3), 673–694. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00209-x

Warhuus, J. P., Frid, C. J., & Gartner, W. B. (2021). Ready or not? Nascent entrepreneurs’ actions and the acquisition of external financing. International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, 27(6), 1605–1628. https://doi.org/10.1108/IJEBR-09-2020-0586

Wennberg, K., & Anderson, B. S. (2020). Editorial: Enhancing the exploration and communication of quantitative entrepreneurship research. Journal of Business Venturing, 35(3), 105938. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2019.05.002

Publicado

02-05-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 733     pdf (English) downloads: 223 Viewer (xml, epub, html) (English) downloads: 0 Mobile (English) downloads: 0 Áudio downloads: 17 Audio (English) downloads: 16 Audio (Español (España)) downloads: 12 Video (English) downloads: 27

Como Citar

Pagotto, D. do P., & Borges, C. (2023). Pesquisa quantitativa em empreendedorismo e o apoio do software R para análise de dados. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2384. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2384

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.