Um Projeto Verticalmente Integrado (VIP) como experiência de aprendizagem para fomentar a educação empreendedora
DOI:
10.14211/ibjesb.e2333Palavras-chave:
Empreendedorismo. Interação comunitária. Objetivos do desenvolvimento sustentável. Multidisciplinaridade.Resumo
Objetivo: nosso objetivo é apresentar uma abordagem de aprendizagem para que os estudantes trabalhem em um projeto prático. A iniciativa pode ser aplicada em diferentes contextos. Esta experiência relata o fomento à educação empreendedora embutida na sustentabilidade econômica, com base nas melhores práticas locais (municípios mais bem classificados) que encontramos e analisamos para resolver problemas complexos no ambiente empreendedor. Design/Metodologia/Abordagem: nossa abordagem é colaborar com os formuladores de políticas em nível municipal por meio de uma abordagem de projeto baseada em pesquisa chamada de Projetos Integrados Verticalmente (VIP). Em nosso VIP, os estudantes trabalham com professores em um esforço de longo prazo para identificar desafios e oportunidades, trabalhando com a comunidade para analisar problemas, desenvolver soluções (com diferentes técnicas e abordagens), e monitorar sua implementação. Resultados: novas abordagens de aprendizagem podem envolver os estudantes em problemas do mundo real, agregando valor à sua formação e devolvendo à sociedade o investimento que foi feito na universidade pública brasileira. Originalidade: esta iniciativa está em sintonia com as 4ª e 11ª metas de desenvolvimento sustentável (ODS) adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Implicações práticas: este estudo visa estimular a educação empreendedora utilizando abordagens multidisciplinares e alternativas de aprendizagem. Implicações sociais: esta abordagem pode proporcionar impacto relacionado dos ODS às comunidades locais, ligando o ensino baseado em pesquisa com o alcance da comunidade.
Classificação JEL: L26, M10, H75, I23
Downloads
Referências
Abreu, S., Caldeira, A., Costa, A. R., Gomes, T., & Roque, L. A. C. (2017). Interdisciplinarity to Integrate Knowledge in Engineering. Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal, 2(3), 788–795. https://doi.org/10.25046/aj020399 DOI: https://doi.org/10.25046/aj020399
Annan-Diab, F., & Molinari, C. (2017). Interdisciplinarity: Practical approach to advancing education for sustainability and for the Sustainable Development Goals. The International Journal of Management Education, 15(2), 73–83. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2017.03.006
Azevedo, A. T, & Morini, C., Inacio Junior, E. (2022). Vertically Integrated Projects: a methodology for the collective construction of knowledge applied at Unicamp, Amazon, Columbia, SC, USA. ISBN: 979-83-51922-45-4.
Behzadian, M., Kazemzadeh, R. B., Albadvi, A., & Aghdasi, M. (2010). PROMETHEE: A comprehensive literature review on methodologies and applications. European Journal of Operational Research, 200(1), 198-215. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.01.021 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2009.01.021
Brans, J. P., Vincke, P., & Mareschal, B. (1986). How to select and how to rank projects: The Promethee method. European Journal of Operational Research, 24(2), 228-238. https://doi.org/10.1016/0377-2217(86)90044-5 DOI: https://doi.org/10.1016/0377-2217(86)90044-5
Chapman, G. R., Cully, A., Kosiol, J., Macht, S. A., Chapman, R. L., Fitzgerald, J. A., & Gertsen, F. (2020). The wicked problem of measuring real-world research impact: Using sustainable development goals (SDGs) and targets in academia. Journal of Management & Organization, 26(6), 1030–1047. https://doi.org/DOI: 10.1017/jmo.2020.16 DOI: https://doi.org/10.1017/jmo.2020.16
Dweck, C. S. (2006). Mindset: The new psychology of success. Random House. ISBN: 978-14-00062-75-1
Filho, W. L., Amaro, N., Avila, L. V., Brandli, L., Damke, L. I., Vasconcelos, C. R. P., Hernandez-Diaz, P. M., Frankenberger, F., Fritzen, B., Velazquez, L., & Salvia, A. (2021). Mapping sustainability initiatives in higher education institutions in Latin America. Journal of Cleaner Production, 315, 128093. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.128093
Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. and Anderson, R.E. (2010). Multivariate Data Analysis. 7th Edition, Pearson, New York. ISBN: 978-0138132-63-7.
Higgins, A., Klein, S. (2011). Introduction to the Living Lab approach. In Y.-H. Tan, N. BjørnAndersen, S. Klein & B. Rukanova (Eds.), Accelerating Global Supply Chains with IT-Innovation. ITAIDE Tools and Methods (pp. 31-36). Berlin: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-642-15669-4_2 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-15669-4_2
Jain, A. K., Murty, M. N., & Flynn, P. J. (1999). Data clustering. ACM Computing Surveys, 31(3), 264–323. https://doi.org/10.1145/331499.331504 DOI: https://doi.org/10.1145/331499.331504
Kegan, R., & Lahey, L. L. (2009). Immunity to Change. How to overcome it and unlock the potential in yourself and your organization, Harvard Business Press. ISBN: 978-1422117-36-1.
Klofsten, M., Jones-evans, D., & Pereira, L. (2020). Teaching science and technology PhD students in entrepreneurship – potential learning opportunities and outcomes. The Journal of Technology Transfer, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s10961-020-09784-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-020-09784-8
Lozano, R. (2006). Incorporation and institutionalization of SD into universities: breaking through barriers to change. Journal of Cleaner Production, 14(9–11), 787–796. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2005.12.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2005.12.010
Marutho, D., Hendra Handaka, S., Wijaya, E., & Muljono. (2018). The Determination of Cluster Number at k-Mean Using Elbow Method and Purity Evaluation on Headline News. 2018 International Seminar on Application for Technology of Information and Communication, 533–538. https://doi.org/10.1109/ISEMANTIC.2018.8549751 DOI: https://doi.org/10.1109/ISEMANTIC.2018.8549751
Molderez, I., & Fonseca, E. (2018). The efficacy of real-world experiences and service learning for fostering competences for sustainable development in higher education. Journal of Cleaner Production, 172, 4397-4410. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.04.062
Musterd, S. and Kovács, Z. (2013). Policies and Place-making for Competitive Cities. In Place-making and Policies for Competitive Cities (eds S. Musterd and Z. Kovács) https://doi.org/10.1002/9781118554579.ch1 DOI: https://doi.org/10.1002/9781118554579
OECD/European Union/EC-JRC (2008), Handbook on Constructing Composite Indicators: Methodology and User Guide, OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/9789264043466-en DOI: https://doi.org/10.1787/9789264043466-en
SEBRAE/MG. (2018). Índice Sebrae de desenvolvimento econômico local – ISDEL: notas metodológicas 2018. Retrieved from https://www.isdel-sebrae.com/
Sonnenberg-Klein, J., Rosales-Salas, J., Aristizábal-Pinzón, A. A., Muriel, A. F. O., Ruiz, P. S., Azevedo, A. T., . . . Morini, C. (2022, 13-16 March 2022). Vertically Integrated Project Programs in South America – Profiles of Multidisciplinary Team-Based Project-Based Programs at 4 Institutions. Paper presented at the 2022 IEEE World Engineering Education Conference (EDUNINE). https:doi.org/10.1109/EDUNINE53672.2022.9782334 DOI: https://doi.org/10.1109/EDUNINE53672.2022.9782334
Strachan, S. M., Marshall, S., Murray, P., Coyle, E. J., & Sonnenberg-Klein, J. (2019a). Using Vertically Integrated Projects to embed research-based education for sustainable development in undergraduate curricula. International Journal of Sustainability in Higher Education, 20(8), 1313–1328. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2018-0198 DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2018-0198
Unger, M., Marsan, G. A., Meissner, D., Polt, W., & Cervantes, M. (2020). New challenges for universities in the knowledge triangle. Journal of Technology Transfer, 45(3), 806–819. https://doi.org/10.1007/s10961-018-9699-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10961-018-9699-8
TMF Group (2021). Global Business 2021: Bringing clarity to the complexities of doing business across borders. Retrieved from https://www.tmf-group.com/en/news-insights/publications/2021/global-business-complexity-index/
World Bank (2021). Designing a Theory of Change for a Community of Practice. Communities Reinvented. Collaboration for Development. Retrieved from https://collaboration.worldbank.org/content/sites/collaboration-for-development/en/groups/communities4Dev/blogs.entry.html/2021/03/22/designing_the_theoryofchangeofacommunityofp-f9pp.html
World Bank Group. (2015). Competitive Cities for Jobs and Growth: What, Who, and How. Retrieved from https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/23227
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1137 PDF (English) downloads: 120 Viewer (xml, epub, html) (English) downloads: 0 Mobile (English) downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiano Morini, Anibal Tavares Azevedo, Edmundo Inácio Júnior, Edward J. Coyle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- O(s)/A(s) autor(es)/autora(s) autorizam a publicação do texto na revista;
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores/autoras;
- Autores/autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho publicado sob a Licença CC BY 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores/autoras são permitidos e encorajados a postar seu trabalho (Versão submetida, Versão aceita [Manuscrito aceito pelo autor/autora] ou Versão publicada [Versão do registro]) online, por exemplo, em repositórios institucionais ou preprints, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a citações anteriores e maiores de trabalhos publicados. A REGEPE pede como condição política para os autores/autoras que indiquem/vinculem o artigo publicado com DOI. Veja o Efeito do Acesso Livre.