Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da COVID-19: Evidências empíricas no Brasil

Autores

DOI:

10.14211/regepe.esbj.e2240

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Valores Humanos, Adaptabilidade Cognitiva, COVID-19

Resumo

Objetivo: Investigar expectativas empresariais frente à pandemia da COVID-19, por meio de evidências empíricas de práticas comerciais no Brasil durante o início do período de distanciamento social. Também, buscou-se testar a adaptabilidade cognitiva e os valores humanos como preditores do processo de tomada de decisão e testar se o contágio com COVID-19 ou a proximidade com a doença influenciou esses constructos. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal com uma amostra não probabilística de 313 empreendedores brasileiros, em que foram aplicados quatro instrumentos de pesquisa. Procederam-se análises descritivas e multivariadas (p.ex., análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla). Relevância/originalidade: O estudo contribui para compreender os processos de tomada de decisão empresarial por meio de constructos associados aos valores humanos e à adaptabilidade cognitiva. Resultados: As condições humanas e sociais de sobrevivência e o compromisso com obrigações financeiras pessoais e empresariais foram norteadoras do comportamento dos empreendedores investigados. Nos casos em que houve o contágio ou proximidade com a doença, os empreendedores passaram a demonstrar decisões ponderadas, suporte afetivo aos colaboradores, flexibilidade no controle organizacional e valores mais empáticos. Contribuições teórico-metodológicas: Este estudo aponta os possíveis impactos que a pandemia da COVID-19 trouxe para empreendedores e como variáveis psicológicas explicam o comportamento destes. Contribuições sociais: Adicionalmente, lança-se luz sobre o empreendedorismo a partir de necessidades e anseios vivenciados no início da pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Teófilo Otoni, MG, Brasil

é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG (2020-2024). Lidera o grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP/IFNMG). Editor Gerente da Revista Multifaces. Editor Acadêmico do Journal of Education, Society and Behavioural Science. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC) por 2 mandatos (2018-2022). Possui mestrado em Psicologia pela Universidadade Federal de Alagoas (UFAL), além de especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica e bacharelado em Administração. Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Empreendedorismo, Psicometria e Construção de Medidas Psicológicas.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil

é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível A. Avaliador institucional do INEP/MEC. Pós-doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Tecnologia e Sociedade. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da UFU (2015-2018). Líder do Grupo de Estudos em Avaliação Econômico-Financeira & Inovações Decisórias, com pesquisas abrangendo: valuation, governança corporativa, business plan e decisões empreendedoras.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil

é professor associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi consultor UNESCO (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e CESPE/UnB - Cebraspe (para desenvolvimento e construção de instrumento psicométrico). Foi consultor Copeve/UFAL (2014-2017) para desenvolvimento e manutenção de Banco de Itens em avaliações educacionais e seleções. Foi parecerista do SATEPSI - Sistema de Avaliação de Teste Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia (2012-2016). Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área da Psicometria: Construção e adaptação de instrumentos psicométricos com base na Teoria Clássica dos Testes e na Teoria de Resposta ao Item; técnicas de processamento estatístico, matemático e computacional em saúde e educação.

Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Teófilo Otoni, MG, Brasil

é professora do do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Diretora Geral do IFNMG / Campus Teófilo Otoni (2020-2024). Mestre em Gestão de Instituições Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharelado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os interesses e atividades de pesquisa concentram-se na área de empreendedorismo, marketing e gestão de negócios.

Referências

Anderson, R. M., Heesterbeek, H., Klinkenberg, D., & Hollingsworth, T. D. (2020). How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, 395(10228), 931-934. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5

Baron, R., & Ward, T. (2004). Expanding entrepreneurial cognition’s toolbox: Contributions from the field of cognitive science. Entrepreneurship Theory and Practice, 28(6), 553-573. https://doi.org/10.1111%2Fj.1540-6520.2004.00064.x

Bedford, J., Enria, D., Giesecke, J., Heymann, D. L., Ihekweazu, C., Kobinger, G., … Wieler, L. H. (2020). COVID-19: Towards controlling of a pandemic. The Lancet, 395(10229), 1015-1018. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30673-5

Belitski, M., Guenther, C., Kritikos, A. S., & Thurik, R. (2022). Economic effects of the COVID-19 pandemic on entrepreneurship and small businesses. Small Business Economics, 58(2), 593-609. https://doi.org/10.1007/s11187-021-00544-y

Bressan, F., & Toledo, G. L. (2013). A influência de características pessoais do empreendedor nas escolhas estratégicas e no processo de tomada de decisão. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 13(3), 309-324. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572013000300008

Carmo, N. C., Freitas, B. R., Garcia, C. P., Albino, A. A., & Olher, B. S. (2021). Empreendedorismo social no enfrentamento econômico da COVID-19. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 316-332. https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5611

Cavalcante, I. C. S. (2021). Análise do comércio eletrônico para o empreendedorismo na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Administração Científica, 12(3).

Cho, Y. S., & Linderman, K. (2019). Metacognition-based process improvement practices. International Journal of Production Economics, 211, 132-144. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2019.01.030

Cohen, R. J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112(1), 155-159.

Cohen, R. J., & Swerdlik, M. E. (2017). Psychological testing and assessment: an introduction to tests and measurement (9th ed.). New York: McGraw-Hill.

Corbett, A. C. (2005). Experiential learning within the process of opportunity identification and exploitation. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(4), 473-491. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2005.00094.x

Cruz, R. (2005). Valores dos empreendedores e inovatividade em pequenas empresas de base tecnológica (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Instrumentos psicológicos: Manual de desenvolvimento. São Paulo: Vetor.

Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia (7a ed.). Porto Alegre: Penso.

Felipe, I. F. R., Medeiros, V. R., Camargo, M. L., & Goulart Júnior, E. G. (2021). Impactos da Pandemia de Covid-19 sobre Profissionais de Gestão de Pessoas. Revista Psicologia e Saúde, 13(2), 211-225. https://doi.org/10.20435/pssa.v13i2.1558

Glöckner, A., Hilbig, B. E., & Jekel, M. (2014). What is adaptive about adaptive decision making? A parallel constraint satisfaction account. Cognition, 133(3), 641-666. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2014.08.017

Goodell, J. W. (2020). COVID-19 and finance: Agendas for future research. Finance Research Letters. https://doi.org/10.1016/j.frl.2020.101512

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Fischer, R., & Coelho, J. A. P. de M. (2009). Teoria funcionalista dos valores humanos: Aplicações para organizações. Revista de Administração Mackenzie, 10(3), 34-59. https://doi.org/10.1590/S1678-69712009000300004

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., & Guerra, V. M. (2014). Functional theory of human values: Testing its content and structure hypotheses. Personality and Individual Differences, 60, 41-47. https://doi.org/10.1016/j.paid.2013.12.012

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2013). Multivariate data analysis. (7th ed.). Upper Saddle River: Pearson Education.

Haynie, M. & Shepherd, D. A. (2009). A measure of adaptive cognition for entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, 33(3), 695-714. https://doi.org/10.1111%2Fj.1540-6520.2009.00322.x

Imran, M. K., & Iqbal, S. M. J. (2021). How change leadership affects change adaptability? Investigating the moderated mediation effect of cognitive resistance and change efficacy. Pakistan Journal of Commerce and Social Sciences, 15(1), 94-117.

Kabir, M., Afzal, M. S., Khan, A. & Ahmed, H. (2020). COVID-19 pandemic and economic cost: Impact on forcibly displaced people. Travel Medicine and Infectious Disease, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101661

Lima, N. C., Souza, G. H. S., Queiroz, F. C. B. F., Queiroz, J. V., & Silva, C. L. (2020). COVID-19 en Brasil: Explorando las Dinámicas Económicas y Sociales. Espacio Abierto, 29(4), 43-69.

Liñán, F., & Jaén, I. (2022). The Covid-19 pandemic and entrepreneurship: some reflections. International Journal of Emerging Markets, 17(5), 1165-1174. https://doi.org/10.1108/IJOEM-05-2020-0491

Malhotra, N. K. (2011). Pesquisa de marketing: foco na decisão. (3a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Mevarech, Z. R., & Kramarski, B. (2003). The effects of metacognitive training versus worked-out examples on students’ mathematical reasoning. British Journal of Educational Psychology, 73(4), 449-471. https://doi.org/10.1348/000709903322591181

Miranda-Rodríguez, R. A., & Saldaña-Alfaro, V. M. (2021). Valores ejercidos durante la pandemia de COVID-19. Enseñanza e Investigación en Psicología, 3(1), 126-138.

Mitchell, R., Busenitz, L., Lant, T., McDougall, P., Morse, E., & Smith, B. (2002). Toward a theory of entrepreneurial cognition: Rethinking the people side of entrepreneurship research. Entrepreneurship Theory and Practice, 27(2), 93-105. https://doi.org/10.1111/1540-8520.00001

Nassif, V. M. J., Armando, E., & La Falce, J. L. (2020a). O Empreendedorismo e a Pequena Empresa no Contexto do Pós COVID-19: Há luz no Fim do Túnel. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 1-7. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1940

Nassif, V. M. J., Corrêa, V. S., & Rossetto, D. E. (2020b). Os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? Uma reflexão à luz da Pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(2), 1-12. https://doi.org/10.14211/regepe.v9i2.1880

Nicola, M., Alsafi, Z., Sohrabi, C., Kerwan, A., Al-Jabir, A., Iosifidis, C., … Agha, R. (2020). The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): A review. International Journal of Surgery, 78, 185-193. https://doi.org/10.1016/j.ijsu.2020.04.018

Sawicki, A. J., Żemojtel-Piotrowska, M., Balcerowska, J. M., Sawicka, M. J., Piotrowski, J., Sedikides, C., ... & Zand, S. (2022). The fear of COVID-19 scale: Its structure and measurement invariance across 48 countries. Psychological Assessment, 34(3), 294-310. https://doi.org/10.1037/pas0001102

Sharma, G. D., Kraus, S., Liguori, E., Bamel, U. K., & Chopra, R. (2022). Entrepreneurial challenges of COVID-19: Re-thinking entrepreneurship after the crisis. Journal of Small Business Management, 1-23. https://doi.org/10.1080/00472778.2022.2089676

Shea, N., & Frith, C. D. (2019). The global workspace needs metacognition. Trends in Cognitive Sciences, 23(7), 560-571. https://doi.org/10.1016/j.tics.2019.04.007

Silva, P. G. N. D., Medeiros, E. D., Gonçalves, M. P., & Gouveia, V. V. (2022). Functional Theory of Values: Testing hypothesis of content and structure in a Brazilian State. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 38, e38546. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38546

Souza, G. H. S., Esteves, G. G. L, Coelho, J. A. P. de M., & Lima, N. C. (2018). Human values among brazilian informal entrepreneurs. Revista de Administração da UFSM, 11(4), 1030-1050. https://doi.org/10.5902/1983465919401

Souza, G. H. S., Santos, P. D. C. F., Lima, N. C., Cruz, N. J. T., & Lezana, A. G. R. (2016). Entrepreneurial potential and success in business: A study on elements of convergence and explanation. Revista de Administração Mackenzie, 17(5), 188-215. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n5p188-215

Stevens, C. A., & Carlson, R. A. (2019). Is simpler always better? Effects of perceptual detail and viewpoint on spatial cognition and metacognition. The American Journal of Psychology, 132(3), 293-302. https://doi.org/10.5406/amerjpsyc.132.3.0293

Stranieri Junior, E. J. (2021). Empreender na crise: as dificuldades de uma microempresa na pandemia de COVID-19 (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.

Taylor, S. (2019). The psychology of pandemics: Preparing for the next global outbreak of infectious disease. Newcastle upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing.

World Health Organization (2022). Weekly epidemiological update on COVID-19 - 21 December 2022. Recuperado de https://www.who.int/publications/m/item/covid-19-weekly-epidemiological-update---21-december-2022

Winne, P. H. (2018). Cognition and metacognition within self-regulated learning. In B. J. Zimmerman, & D. H. Schunk (Eds.), Handbook of self-regulation of learning and performance (pp. 36-48). Abingdon: Routledge.

Publicado

01-06-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 534     pdf downloads: 92 Viewer (xml, epub, html) downloads: 0 Mobile downloads: 0 Áudio downloads: 13 Audio (English) downloads: 8 Áudio (Español (España)) downloads: 9 Vídeo (legendas: pt, en, es) downloads: 19

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Lima, N. C., Coelho, J. A. P. de M., & Jardim, A. C. G. de S. (2023). Expectativas empresariais frente ao início da pandemia da COVID-19: Evidências empíricas no Brasil. REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal, 12(2), e2240. https://doi.org/10.14211/regepe.esbj.e2240

Edição

Seção

Artigo de pesquisa (Teórico-empírico)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)